Governo lança programa de qualificação profissional ‘Novos Rumos’
A inclusão produtiva é um dos principais eixos para erradicar a pobreza em Sergipe e, por isso, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), lança nesta sexta-feira, 12, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’. O evento acontecerá às 9h no auditório da Seides, na rua Santa Luzia, 680, bairro São José.
O programa resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante do curso esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
Na Inclusão Social, a iniciativa vai beneficiar nesta fase 2.720 pessoas distribuídas em 20 municípios sergipanos: Brejo Grande, Pacatuba, Gararu, Porto da Folha, Itaporanga D’Ajuda, Salgado, Riachão do Dantas, Arauá, Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Pedrinhas, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carira, São Miguel do Aleixo, São Francisco, Santa Rosa de Lima e Poço Redondo.
De acordo com a diretora do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira, as cidades integrantes do programa ‘Novos Rumos’ foram definidas com base no Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). “Mapeamos no estado os municípios com os mais baixos IDF e, a partir daí, definimos as cidades prioritárias para está etapa de 2011. Queremos que esta seja uma ação continuada”, esclareceu.
Heleonora explicou ainda que os cursos de qualificação tem dois eixos: o da qualificação geral, que são as áreas de serviços como pedreiro, gesseiro, pedreiro de estrutura, bolos e tortas, doces e salgados, serigrafias, entre outros, e o da inclusão digital, com cursos de informática básica e avançada.
“Para o primeiro eixo teremos em torno de 16 tipos de cursos que atenderão a aproximadamente 1.620 pessoas. Já para os cursos de inclusão digital a secretária de Estado, Eliane Aquino, definiu uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a meta é qualificar 1.100 pessoas na área de informática”, afirmou Heleonora Cerqueira.
Os cursos de informática vão acontecer em nove escolas da rede estadual, no projeto social da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e nos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) que possuem laboratórios de informática.
Participação
Participarão da solenidade de lançamento do projeto a secretária Eliane Aquino, a secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Araújo, a representação de alunos das noves escolas da rede estadual de ensino, dos Eccos e dos 19 municípios beneficiados, além de empresários sergipanos, Câmara de Dirigentes Lojistas, e do Senac e Senai, contratados pela Seides para executar os cursos.
“Montamos a grade de cursos a partir da demanda empresarial. Então a gente espera poder contar com essa parceria pra a absorção dessa mão-de-obra qualificada que será colocada no mercado de trabalho”, finalizou Heleonora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo lança programa de qualificação profissional ‘Novos Rumos’ – Imagem: Divulgação