Governo lança campanha de prevenção à exploração sexual no turismo
Uma campanha que pretende alertar a cadeia produtiva do turismo sobre os riscos de expansão da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sergipe, engajando agentes públicos e iniciativa privada em ações de prevenção. Este é o objetivo da campanha lançada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Turismo, que marca a passagem do 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade de lançamento, realizada no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, na manhã desta sexta-feira, reuniu diversas autoridades engajadas na questão e representantes do trade turístico sergipano.
"Estamos aqui marcando a posição do Estado de Sergipe num dia em que todo o país está dizendo não à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, buscamos mobilizar a sociedade e todos os envolvidos na cadeia do turismo para que denunciem eventuais ocorrências de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. Nós não podemos permitir que os exploradores entrem em nosso Estado para violentar nossas crianças, pois o que queremos é respeito, cidadania e condição digna para nossos jovens", destacou a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.
Para a consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Rita Ipóllito, que foi palestrante no evento, Sergipe está dando um passo fundamental ao apresentar um plano de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes como ferramenta de desenvolvimento do turismo.
"O Estado de Sergipe institui um marco a partir do lançamento dessa campanha, pois coloca campanhas de prevenção como elemento de promoção turística do estado. Isto é fantástico, pois as ações de divulgação turística serão alavancadas por uma ação de respeito e promoção de um desenvolvimento justo", declarou a consultora.
Engajamento
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, serão desenvolvidas ações de conscientização e divulgação através dos integrantes do trade turístico que, além de ‘venderem’ a imagem do Estado enfatizando as belezas naturais e a riqueza cultural, serão pontos de distribuição de farto material informativo da campanha. "Vamos contar com o apoio de hotéis, restaurantes, bares, postos de combustível, além de taxistas e outros profissionais que estão na linha de frente no relacionamento com os turistas", afirmou o secretário.
O superintendente geral de Turismo, Jorge Carvalho, complementou explicando que o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes envolverá até a confecção de um anteprojeto de Lei que estabeleça uniforme e legalmente as diretrizes da atuação governamental. "Além de banir toda e qualquer veiculação alusiva à sensualidade e beleza da mulher sergipana, substituindo isso pela ‘venda’ da nossa cultura e riqueza natural, vamos divulgar maciçamente o Disque 100, que será instrumento para denunciar as práticas criminosas em relação à criança e adolescente", explicou Jorge Carvalho.
Disque 100
Segundo o superintendente, o "Disque 100" é uma iniciativa do Ministério do Turismo em todo o país visando mobilizar os órgãos competentes para ações incisivas e imediatas na apuração de eventuais casos de exploração sexual infanto-juvenil. A campanha estará nas ruas através das instituições que integram a cadeia produtiva do turismo e com apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), polícias militar e civil, conselhos tutelares e juizados especializados da Infância e Juventude. A iniciativa também se estenderá a municípios do interior de Sergipe que já divulgam seus atrativos turísticos e a outras localidades onde é constatada a ocorrência de situações de exploração envolvendo crianças e adolescentes.
Participaram da solenidade de lançamento da campanha a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, o coordenador dos Programas de Prevenção a DST’s/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana, a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, Mariana Diniz, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Sergipe (ABIH-SE), Luiz Simões, entre outras autoridades e representantes de entidades engajadas ao tema.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo lança campanha de prevenção à exploração sexual no turismo – Foto: Janaína Santos/ASN