Governo investe na qualificação de indústrias sergipanas para exportação
Com o principal objetivo de oferecer mais qualificação a empresas e indústrias sergipanas e prepará-las para o mercado de exportação, foi que iniciou nesta terça, 16, mais um treinamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES). A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com a parceria do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE). As atividades seguem até a próxima quinta-feira, 18.
De acordo com o Tiago Terra, coordenador do PEIEx, a parceria entre o Governo de Sergipe e a ApexBrasil surgiu em 2008 quando técnicos da Sedetec visitaram a Apex em Brasília. Em 2009 o projeto foi iniciado em Sergipe. “Pegamos as melhores empresas dos dois anos anteriores do Peiex e vamos trabalhar no sentido de prepará-las para que exportem de acordo com as normas do mercado internacional. Os empresários terão apoio de técnicos extensionistas para melhorar a competitividade das empresas. Assim, faremos um trabalho muito interessante e, se tudo der certo, teremos uma rodada de negócios para exportação aqui em Sergipe ainda este ano”, destaca.
PEIEx é um projeto que visa preparar e treinar profissionais sobre as ofertas tecnológicas existentes no mercado, disponibilizando atendimentos a essas empresas. “Porém, exigimos a contrapartida do empresário de se tornar competitivo e crescer, já que queremos as melhores empresas para os mercados interno e externo. Para competir é preciso estar atuante, por isso qualificamos, e a ideia é que após esse treinamento, os profissionais já comecem a fazer diagnósticos, levantando os pontos a serem melhorados, fazendo planejamentos e executando as melhorias necessárias para que as empresas, ao final do processo, obtenham resultados satisfatórios”, explica Tiago.
O coordenador ressalta que a parceria com o Governo do Estado vem funcionando muito bem. “Temos um parceiro que aporta recursos junto ao IEL – através da Sedetec – e a nossa ideia é trabalhar aqui enquanto as empresas estiverem precisando. Esse é o papel da Apex, do IEL/SE e do Governo: colocar à disposição das suas indústrias, oportunidades de crescimento para o país – que vive hoje um grande momento, mas que precisa ter empresas qualificadas para competir com o mundo”, conclui.
Rodrigo Rocha, economista e superintendente do IEL/SE, falou sobre a importância do treinamento para as indústrias sergipanas. “O maior objetivo é apoiar as empresas e qualificá-las para o comércio exterior. Para isso, a Apex disponibiliza extensionistas que visitam as empresas e fazem diagnósticos para implementar soluções. Após esse treinamento, eles estão aptos a apoiar as empresas no caminho para a exportação, gerando os resultados esperados e deixando as indústrias sergipanas cada vez mais competitivas”, disse.
A diretora técnica da Sedetec, Sudanês Barbosa, ressalta que este é o terceiro ano do treinamento do PEIEx no Estado. “O PEIEx é um projeto prioritário para o Governo do Estado, pois visa dar competitividade às empresas, estimulando-as a realizar exportações, o que resulta num melhor comportamento da política de exportações de Sergipe”, esclarece.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo investe na qualificação de indústrias sergipanas para exportação – Rodrigo Rocha
- economista e superintendente do IEL/SE