Governo investe na inclusão social por meio da música
A Associação Musical Social Riachão do Dantas está levando um novo tempo de esperança, motivação e capacitação para as crianças e jovens com o projeto escola de música da Filarmônica Lira Nossa Senhora do Amparo. Eles receberam recursos do Governo do Estado de Sergipe, através da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), para aquisição de instrumentos musicais, fardamentos e equipamento de informática no valor de R$ 59.679,76. São recursos originados do Projeto de Combate à Pobreza Rural (Prosperar).
A assistente social da Pronese, Mayra Mendonça Moraes, comentou que este projeto é exemplo de como utilizar a atividade musical para socialização. Segundo ela, o município possui uma das bandas filarmônica de maior prestígio do Estado de Sergipe, já tendo em seu currículo diversas apresentações, como a participação do 5º Encontro de Filarmônicas de Estância, em junho de 2012.
A técnica da Pronese disse que “o resultado do sucesso do projeto da filarmônica está também no convênio da associação com a Escola Estadual Lourival Fontes, a qual tem parceria com o Ministério da Educação (MEC), garantindo o pagamento de 4 instrutores e reforço escolar para os alunos das escolas municipais e ensino de flauta doce, que funciona como um projeto de iniciação musical. Segundo ela, a filarmônica é uma forma de ocupação para as crianças do município e serve também como escola profissionalizante para aqueles jovens que têm interesse pela música.
Mayra Mendonça conclui dizendo que o projeto da filarmônica está mudando para melhor a vida das crianças e jovens das comunidades do município. “É uma das iniciativas mais completas de inclusão social, valorização da cultura que envolve a participação da escola, da família, da associação e do governo do Estado no despertar dos alunos para a cidadania e o desenvolvimento social”.
O exemplo de vida no ensino de música
Dermival Cândido dos Santos, presidente da Associação Musical e Social de Riachão do Dantas, músico aposentado da policia militar do estado de Goiás, voltou para Sergipe em 2004 e foi convidado para ser maestro e professor da Filarmônica Lira Nossa Senhora do Amparo. Ele explicou que a associação pleiteou junto a Pronese a aquisição de instrumentos musicais, fardamentos e equipamentos como TV, computador, impressora, para ter condições de motivar, capacitar e desenvolver o interesse dos alunos pela música. Trabalho este que é desenvolvido com 60 integrantes entre 7 a 14 anos de idade.
“Esse projeto de escola de música é uma feliz alternativa que vem atender às necessidades de fazer um bom trabalho de inclusão social, de não deixar as crianças e jovens na rua. Eles estão tendo uma opção de formação profissional. As crianças e adolescentes começam a ter responsabilidades como cidadãos e, ao mesmo tempo, estão se sociabilizando e profissionalizando”. E disse mais, “a parceria entre a escola e a família é fundamental para a disciplina e sucesso dos alunos. Nós agradecemos o apoio do governo, através da Pronese, para o desenvolvimento sustentável das novas e futuras gerações”, concluiu o maestro.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo investe na inclusão social por meio da música – Grupo musical atendido pela Pronese / Fotos: Ascom/Pronese