Governo inicia preparativos para o ‘Sergipe de Todos’ em Propriá
Pensado a partir das diretrizes do Governo do Estado de interiorização e integração, o projeto ‘Sergipe de Todos’ chegará ao município de Propriá, no território do Baixo São Francisco, nos dias 25 e 26 deste mês. Para esclarecer os principais pontos do projeto, uma equipe de técnicos do Governo do Estado se reuniu com integrantes da Prefeitura do município e representantes da sociedade para discutir e esclarecer dúvidas sobre o projeto. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 16, no auditório da Sociedade Semear, em Propriá.
Cidadania e informação serão levadas à Praça Matriz da cidade. Coordenado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o projeto tem entre os principais objetivos proporcionar o acesso aos serviços e informações ofertados pelas secretarias e órgãos do Governo do Estado. Com o ‘Sergipe de Todos’, o Governo também quer ampliar o diálogo com os cidadãos, através das ouvidorias itinerantes, para assim pautar nossas novas ações.
"Nós teremos várias ações na área de cidadania e informações. Não queremos governar em Aracaju escutando somente o que o prefeito leva de informação e de pedidos. Queremos colocar nossas equipes dentro de Propriá, queremos que elas saiam das secretarias e venham conversar com a população. O ‘Sergipe de Todos’ é um espaço em que vocês também poderão reclamar e reivindicar", explicou Eliane Aquino.
O prefeito Paulo Brito parabenizou a primeira-dama pelo projeto. Segundo ele, a ação demonstra o compromisso do Governo do Estado com a interiorização de suas ações. "Esta é uma ação que mostra quanto o este governo tem responsabilidade em trazer as ações de cidadania para todos. Este governo não entende isso não como um presente, mas como uma responsabilidade", declarou o prefeito.
Entre os representantes da sociedade estava Bruna Bezerra. Representando uma colônia de pescadores, Bruna anotou os principais pontos da apresentação para poder repassar aos membros da associação. "Eu achei ótimo essa idéia do Governo. Através disso, poderemos ter várias informações que antes não sabíamos onde buscar", disse Bruna.
Projeto
A primeira edição do projeto aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano, nos dias 28 e 29 de março. Propriá é o segundo município a receber o ‘Sergipe de Todos’, que será aberto na noite de quinta-feira, 25, com apresentações culturais. Na sexta-feira, 26, os estandes receberão a população das 10h às 19h e no sábado, das 8h às 12h.
"Fizemos algumas modificações no projeto, frutos das observações que fizemos em Glória. Também fizemos algumas adequações à realidade de Propriá. Não adianta levar o formato pronto se não se verificar as vocações locais", lembrou o secretário-adjunto de Cultura e coordenador operacional do projeto, Marcelo Rangel
Parceiros
Além dos órgãos estaduais, são parceiros do projeto o Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi. O ‘Sergipe de Todos’ tem o apoio do Banese Card.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia preparativos para o ‘Sergipe de Todos’ em Propriá – Foto: Jorge Henrique/ASN