Governo inicia mobilização em prol da 3ª edição do Selo Unicef Semiárido
Uma mobilização envolvendo a estrutura do Governo do Estado e os municípios sergipanos para a consecução das metas que deram origem à entrega do Selo Unicef em diversos municípios sergipanos, na região do semiárido. Este foi o objetivo de uma reunião promovida pelo governador em exercício, Jackson Barreto, com a secretária de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, a primeira dama Eliane Aquino, com a nova representante do escritório do Unicef em Salvador (BA), Helena Oliveira. O encontro ocorreu no Palácio de Veraneio.
Para o governador em exercício, é fundamental aprofundar os representativos resultados alcançados nos anos anteriores que elevaram o patamar dos indicadores sociais em Sergipe. “Esta é uma meta em que temos de nos empenhar para alavancar ainda mais os indicadores que elevaram os índices que revelam evolução nos aspectos da inclusão social, como os programas de distribuição de renda, a presença de crianças na escola e a participação da camada mais carente da população nos programas de capacitação continuada”, apontou Jackson Barreto.
Segundo ele, o Estado promoverá as ações pertinentes e necessárias para mobilizar os municípios sergipanos, sobretudo os que contam com novos gestores, a se integrar nessa mobilização que favorece as crianças e adolescentes em situação de risco. Jackson Barreto também reiterou a sua iniciativa em ampliar o espectro de atuação de alguns dos programas focados somente no semiárido para a região do Baixo São Francisco, que é a que detém a maior concentração de pobreza em Sergipe hoje. “Já conseguimos perceber o resultado desses programas na melhoria da qualidade de vida do povo do Sertão e nas suas perspectivas de crescimento. Precisamos levar agora essa atuação para beneficiar a população carente do Baixo São Francisco”, alertou o governador em exercício.
Realinhamento
Segundo a primeira dama e secretária da Inclusão, Eliane Aquino, é necessário a partir de agora ampliar a mobilização junto aos novos gestores. “Dentro dos objetivos da terceira edição do Selo Unicef, fazendo a apresentação para os novos prefeitos e prefeitas que ainda não conhecem os objetivos do programa, trabalhando para que novos municípios, dentro dos 36 que compõem a região do semiárido, diante da nova metodologia do Unicef, participem e se envolvam para que continuemos tendo os índices na área da infância cada vez mais positivos em Sergipe”, detalhou Eliane Aquino.
Para a nova coordenadora do escritório do Unicef em Salvador (que assumiu em janeiro, substituindo Ruy Pavan), Helena Oliveira, é necessário restabelecer a ação conjunta que o Unicef mantinha com os entes em Sergipe. “O Unicef já vem atuando há alguns anos no estado de Sergipe com a agenda do Selo Unicef ‘Município Aprovado’. Nossa ideia, é participar da nova edição do Selo, que já inicia agora em outubro de 2013 e vai até dezembro de 2016. Queremos que essa parceria entre Governo do Estado e Unicef promova a mobilização dos municípios do semiárido sergipano para promover os direitos da criança e dos adolescentes nessa região”, sintetizou a coordenadora.
Também participaram da reunião a secretária adjunta da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inicia mobilização em prol da 3ª edição do Selo Unicef Semiárido –