Governo inicia discussão sobre Ensino Médio Integrado
O Governo do Estado, através do Departamento de Educação (DED) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), começa a discutir, com diversos segmentos da sociedade, ações para a implantação do Ensino Médio Integrado (EMI) na rede estadual a partir de 2008. O primeiro passo foi dado na manhã desta terça-feira, 17, no auditório da Biblioteca Pública Ephifâneo Dórea, durante a realização do seminário “Ensino Médio Integrado: Identidade, Legislação, Iniciativas e Perspectivas”, aberto pelo secretário da Educação, José Fernandes de Lima. O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, também participou do seminário.
Professores, diretores regionais, representantes de instituições ligadas ao setor produtivo e de serviço de economia, além de representantes de escolas técnica e agrotécnica, participaram seminário. Eles ouviram dos palestrantes, professores Itamar Freitas, da Universidade Federal de Sergipe, e Lúcia Lodi, diretora do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC, argumentações sobre a “Identidade do Ensino Médio e a Proposta de Integração”.
Itamar Freitas apresentou um estudo aprofundado do termo identidade. Baseando-se em historiadores, Itamar Freitas falou sobre a aplicação da definição da identidade nos estudos do século XX, nos sentidos colhidos pelos que estudaram o ensino médio e nas formas de uso na montagem do ensino médio.
Para a diretora de Ensino Médio da Secretária de Educação Básica do MEC, Lígia Lodi, o Ensino Médio Integrado é uma nova modalidade que busca romper com o estigma histórico, presente no Brasil, que separa a formação escolar da educação profissional. “O ensino médio tem oito milhões de alunos e menos de um milhão estão tendo a acesso a educação para o trabalho”, informou a diretora.
Lúcia Lodi acrescentou que muito mais que ofertar vagas, à implantação do EMI devolverá o interesse de muitos alunos pelo conteúdo escolar. “Parte dos alunos do ensino médio não se mostram interessados pelo que está sendo apresentado pela escola. Precisamos envolvê-los, mas de acordo com suas realidades”, enfatizou a palestrante.
Ensino profissional
“O Governo do Estado está priorizando o ensino profissionalizante”, disse o secretário de Educação, ao ressaltar a importância do momento. “Hoje começamos a provocar, em um âmbito maior, a discussão sobre a implantação do ensino médio integrado com especialistas, pessoas comprometidas com a educação. Neste mesmo dia, o governador Marcelo Déda autoriza a retomada da construção das obras, paradas desde 2003, de duas escolas profissionalizantes, uma localizada em Aracaju outra em Neópolis”, disse o secretário.
Professor Lima fez um relato da situação da escola e do ensino público. Disse que desde que assumiu a Secretaria de Educação buscou informações necessárias para dar início a um novo projeto capaz de transformar a realidade educacional do Estado. O secretário disse que o primeiro diagnóstico esteve relacionado ao ensino fundamental, “hoje universalizado, mas não totalmente eficiente, porque chega a reprovar anualmente um terço dos alunos matriculados”. Ele comentou sobre a não universalização do ensino médio e sobre os números insignificantes do ensino profissionalizante. O diagnóstico da Secretaria também mostrou que o estado possui 284 mil analfabetos, o que representa 19,7% da população acima de 15 anos.
A dinamização da educação profissionalizante terá o envolvimento dos setores do Governo. Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, falou das intenções de formação de parcerias com a SEED. Ele afirmou que as secretarias vão trabalhar em sintonia para qualificar a oferta e garantir o atendimento das demandas apresentadas. “Desejo que a parceria firmada com a Secretaria de Educação seja um marco para inaugurar uma nova era”, completou Jorge Santana.
Programação
O seminário “Ensino Médio Integrado: identidade, legislação, iniciativa e perspectivas” continua a partir das 14h desta terça-feira. Os palestrantes serão as professoras Vânia do Carmo Nobili da Silva, do Mec, e Ritanael Alcântara, da SEED. Elas abordarão o tema “A situação do EMI em Sergipe: primeiras ações e perspectivas”.
A implantação da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio está sendo discutida pelas secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e de Educação Básica (SEB) em diversos estados. Nos seminários são discutidos temas como a concepção do ensino médio integrado ao técnico, currículo, plano de implantação e articulação da modalidade com planos regionais de desenvolvimento.
A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida, segundo o Decreto nº 5.154, de 23 de junho de 2004, de forma integrada, articulada, concomitante ou subseqüente ao ensino médio.
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