Governo incentiva produção agroecológica no interior do estado
Mais alimento, trabalho e renda no campo são os resultados que um agricultor pode conseguir ao implantar o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Para atingir esta meta, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), reuniu nesta quarta-feira, 19, beneficiários e representantes dos nove municípios beneficiados com o programa. O encontro aconteceu no Parque de Exposições do município de Nossa Senhora da Glória, distante 126 quilômetros da capital sergipana.
Durante o encontro ficou definido que no dia 16 de fevereiro acontecerá uma palestra sobre técnicas de produção agroecológica no município de Nossa Senhora da Glória. Com data a definir, também ficou acertado que o curso de uma semana para a implantação do Pais será realizado no Centro de Formação Ana Patrícia, povoado Lagoa da Volta, na cidade de Porto da Folha. O primeiro Pais será implantado no povoado Sítios Novos, na propriedade da agricultora Maria Dias, no município de Poço Redondo.
De acordo com a diretora do DSAN, Vânia Junqueira, através do projeto inovador ‘Cultivando o Sertão do São Francisco’, a Seides vai implantar 45 unidades de produção agroecológicas distribuídas nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Gararu, Feira Nova, Itabi e Graccho Cardoso.
“O principal objetivo deste projeto é a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais. Primeiro esta família se alimenta melhor e vende para o mercado e, a partir daí, vai ampliando o plantio e melhorndoa o abastecimento do mercado local. O Pais é, antes de tudo, uma tecnologia de interesse social que respeita o meio ambiente causando uma verdadeira transformação comportamental e cultural da família beneficiada e das comunidades em que elas estão inseridas”, observou a diretora.
A subgerente de elaboração e execução de projetos do DSAN, Paula Yaguiu, reforçou que o projeto pretende promover a segurança alimentar enquanto política setorial de segurança alimentar e geração de renda. “Com este projeto, serão 45 famílias beneficiadas e todas elas já são cadastradas em programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família”, acrescentou.
Para o secretário de Agricultura do município de Nossa Senhora da Glória, Lenaldo Leite, a implantação do Pais dá novos horizontes às famílias de baixa renda da cidade. Na região serão 15 famílias beneficiadas, sendo cinco pela Seides e dez pela Fundação Banco do Brasil. “O projeto vai fomentar a geração de emprego e renda. Com a chegada desses kits a gente pretende criar uma feira de produtos sem o uso de agrotóxicos, ou seja, produtos orgânicos”, destacou.
Uma das que vão receber o beneficio é a agricultora Ediclécia Santos, do município de Graccho Cardoso. Animada com a proposta de construção das hortas, ela relatou que a iniciativa é lucrativa para a família. “A horta é nosso futuro. A gente gosta de trabalhar na terra, o que falta são condições para produzir cada vez mais e, assim, garantir uma vida melhor para minha família”, resumiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo incentiva produção agroecológica no interior do estado – Fotos: Ascom/Seides