Governo inaugura Feira da Agricultura Familiar em Gararu
Frutas, verduras, legumes, hortaliças e raízes foram alguns dos produtos comercializados no primeiro dia da Feira da Agricultura Familiar no município de Gararu, inaugurada nesta terça-feira, 24. A iniciativa é do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção de pequenos agricultores rurais.
A inauguração da feira em Gararu conta com 15 barracas e beneficia 25 agricultores do município, que a partir de agora venderão seus produtos diretamente para o consumidor, alcançando maior renda e diversificando o destino de sua produção. Para a representante dos agricultores familiares de Gararu, Marta Soares, a feira facilitará muito o escoamento dos produtos cultivados e será uma fonte de renda mais segura para os agricultores da cidade.
“Graças à Secretaria de Inclusão Social do Estado, ao Sebrae e à Prefeitura de Gararu nós conseguimos colocar nossos produtos à disposição do cliente e isso facilita muito a nossa comercialização. Antes a gente vendia de porta em porta e agora é o consumidor que vem até nós, valorizando ainda mais o nosso trabalho. Muito obrigado a todos que acreditam no pequeno agricultor e incentivaram a criação dessa feira”.
Além de uma ação de incentivo à agricultura familiar e à geração de renda para agricultores rurais, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Vânia Junqueira, destacou a importância da feira no âmbito da garantia da segurança alimentar e nutricional dos sergipanos.
“Gararu está de parabéns por apoiar a implementação da feira no município e pelo sucesso que está sendo o primeiro dia de comercialização. É aqui que está o trabalhador, aquele que precisa da política pública, então, esperamos que a feira seja um caminho para que esse agricultor conquiste sua autonomia através da sua nova fonte de renda. Mas é importante lembrar que essa não é apenas uma ação do Sergipe Mais Justo, mas é acima de tudo uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Estado para com a população de Gararu a fim de garantir aos moradores daqui mais saúde e qualidade de vida”.
A primeira dama e secretária de Ação Social e do Trabalho de Gararu, Leige Maria, prestigiou o evento de inauguração da feira e ressaltou o orgulho que a prefeitura tem em apoiar iniciativas de desenvolvimento social como a Feira da Agricultura Familiar. “É um prazer muito grande colaborar com uma iniciativa que só traz benefícios para a comunidade de Gararu. Os produtos que estão à venda hoje na feira da agricultura familiar são resultados do trabalho de agricultores da nossa terra e por isso deve ser valorizado por toda a comunidade. Além disso, a feira da agricultura familiar não beneficia somente os agricultores, mas é uma fonte de renda e de saúde para a população do nosso município”.
O representante da Emdagro, Ari Bomfim, falou sobre o importância da implementação de mais uma Feira da Agricultura Familiar em Sergipe e o que os produtos oriundos desse tipo de cultivo representam na alimentação do brasileiro. “Para a Emdagro é muito importante ver que mais uma feira da agricultura familiar foi implantada em Sergipe. 80% dos produtos que chegam à mesa do consumidor são provenientes da agricultura familiar, por isso é muito importante que esse tipo de feira seja incentivada e o Governo de Sergipe está viabilizando isso por acreditar no potencial desses agricultores e por priorizar uma melhor qualidade de vida para a população sergipana. Espero que essa feira cresça, que mais agricultores façam parte e que seja cada vez mais lucrativa”.
O agricultor Josias José dos Santos, que vendeu todos os produtos no primeiro dia da feira, aposta na iniciativa. “A idéia da feira é um incentivo pra que nós continuemos a plantar produtos da terra. Se não existirem pessoas que apóiem o nosso trabalho o jeito é parar de plantar e buscar outro tipo de trabalho, mas isso a gente não quer, então vamos aproveitar essa oportunidade. Pra mim a experiência do primeiro dia valeu a pena, vendi tudo que coloquei na barraca, espero que continue assim.
Os consumidores também se sentem beneficiados com a Feira da Agricultura Familiar. “Agora nós temas uma nova opção para comprar alimentos fresquinhos. Eu gostei muito da organização da feira, com certeza sempre que tiver essa feira venho comprar porque aqui os produtos são mais saudáveis e o preço é bem acessível. Espero que passe a ser toda semana, afirma a dona de casa Maria Helena Albuquerque de Rezende, moradora de Gararu.
A Feira da Agricultura Familiar em Gararu acontece quinzenalmente, todas às terças-feiras, a partir das 16hs, na Praça Rio Branco, em frente à Igreja Católica da Cidade.
Vantagem
Outras vantagens das Feiras da Agricultura Familiar é a utilização de métodos agroecológicos e a adoção de medidas de proteção ambiental, controlando a emissão de resíduos das feiras, dando a elas a destinação correta. Desde sua criação a feira já foi instalada em Aracaju, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Boquim, Estância, Indiaroba, Itabaianinha e Lagarto.
Parceiros
Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
- Governo inaugura Feira da Agricultura Familiar em Gararu –