Governo inaugura Feira da Agricultura Familiar em Estância
Nesta quarta-feira, 19, o Governo de Sergipe inaugurou a Feira da Agricultura Familiar no município de Estância, na Rua Expedicionário João Ferreira da Silva, Centro. Com muita organização, limpeza, produtos de qualidade e com bons preços, o primeiro dia foi um grande sucesso, com aprovação dos produtores e clientes. Nesta sexta-feira, 21, uma nova feira será inaugurada em Indiaroba.
Para a agricultora familiar, Maria Rita dos Santos, moradora do assentamento Rosa Luxemburgo, a inauguração da feira foi um sucesso. “Hoje foi o primeiro dia da feira em Estância e o movimento foi muito bom, as pessoas estão gostando da organização e dos produtos”.
As Feiras da Agricultura Familiar são um projeto do Governo de Sergipe, executado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecer a agricultura familiar, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção desses pequenos produtores rurais.
A cliente Flora Arcieri, disse ter ficado admirada com a limpeza da feira. “Estou achando essa feira ótima, com bons preços, produtos de qualidade, super limpinha, tudo de bom”.
Para produtora orgânica, Silvanira dos Santos, do assentamento 17 de abril, os clientes ficam muito satisfeitos em saber que a feira tem produtos sem agrotóxico. “As pessoas estão em busca de saúde, de produtos sem venenos. A minha banca é para gerar saúde, só produtos orgânicos. Graças a Deus, estamos vendendo muito”.
Selma Silveira Ribeiro, garante que será cliente fiel da feira. “Já gostei muito do primeiro dia da feira. Imagino que a clientela vai aumentar bastante com o passar dos dias. A feira é muito boa”.
A representante da Seides, Paula Yaguiu, destacou que as feiras são mais um projeto do Governo de Sergipe para combater a extrema pobreza no Estado. “Estância é o sétimo município a receber a Feira da Agricultura, sem contar com Aracaju. Com essa iniciativa, o Governo fortalece a agricultura familiar e reduz ainda mais a pobreza do Estado”.
O secretário de Agricultura de Estância, Laelson Soares, elogiou a iniciativa. “Esse projeto tem a cara do desenvolvimento da agricultura familiar do município de Estância, pois valoriza os agricultores locais e fortalece a economia municipal. Vamos trabalhar para disseminar a importância dos produtos orgânicos para a população, além de incentivar os agricultores a conseguir o certificados de produtos orgânicos”.
Desde que o projeto foi criado, em 2010, já foram investidos R$ R$ 1.327.666,10 beneficiando cerca de 166 pequenos agricultores que comercializam os seus produtos diretamente com o consumidor obtendo assim 100% do lucro.
Calendário das Feiras nos municípios
-Boquim: semanalmente às quartas-feiras (a partir das 6h)
-Lagarto: semanalmente aos sábados (a partir das 5h30)
-Ribeirópolis: semanalmente às quintas-feiras (a partir das 5h)
-Neópolis: quinzenalmente às sextas-feiras (a partir das 6h30)
-Nossa Senhora da Glória: quinzenalmente às quartas-feiras (a partir das 6h)
-Estância: semanalmente às quartas-feiras (a partir das 5h)
Parceiros
Para a realização da feira a Seides conta com a parceria da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe (Centrafes), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Projeto Dom Helder, Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inaugura Feira da Agricultura Familiar em Estância – Fotos: Edinah Mary/Seides