Governo inaugura Centro de Atendimento à Mulher em Propriá
Por Amanda Melo, repórter da Sedurb
A população do Baixo São Francisco pode contar com mais segurança no combate à violência à mulher no estado de Sergipe. Na tarde da última quarta-feira, 17, a secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Maria Teles, acompanhada da secretária de Estado do Planejamento Urbano, Lúcia Falcón, e do secretário de Estado de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Francisco dos Santos, inauguraram o Centro Regionalizado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream) ’Jane Barros’ no município de Propriá.
O novo Cream vai atender à população dos 14 municípios que integram o território do Baixo São Francisco: Canhoba, Amparo do São Francisco, Telha, Propriá, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco, Japoatã, Santana do São Francisco, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Muribeca e Brejo Grande.
“O Centro representa mais um passo dado pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais e com o Governo Federal para consolidar uma política de proteção às mulheres. É mais um dia histórico, principalmente para a região do Baixo São Francisco. Que essa casa simbolize a luta, tanto quanto simbolizou a luta de Jane Barros, com quem tive o prazer de conviver e sei da luta dela pela defesa dos direitos. Quero falar em nome do governo Marcelo Déda que entende e abraça a importância desse centro para as mulheres. Espero que todos venham conhecer e participar porque aqui tem resolutividade, temos todos os apoios, do Judiciário, Ministério Público, mas o maior apoio que precisamos é da sociedade, aqui se abre uma porta, mas o que mais nos importa é a participação da sociedade”, declarou Maria Teles durante a solenidade de entrega.
O prefeito de Propriá, José Américo Lima, enfatizou a importância do Centro para a comunidade do Baixo São Francisco. “Tivemos mais de 230 pessoas capacitadas ontem e hoje para cooperar e ajudar no centro de atendimento à mulher. Fico muito feliz desse centro estar em nosso município, temos uma parceria forte com o Governo também em outras obras, Marcelo Déda tem nos ajudado bastante e não posso deixar de registrar. Acredito no trabalho de acolher e proteger as mulheres e estou disposto a colaborar e ajudar no que for preciso. Espero que as mulheres utilizem esse espaço, e denunciem, porque quem não denuncia esta sujeita, há mais uma história de desrespeito e risco. Esperamos o melhor para nossa sociedade e, principalmente, para as mulheres”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón destacou o quanto o Centro pode ser utilizado para reduzir os indicadores da violência no estado. “É importante que não seja só a construção do Centro, mas que as pessoas realmente utilizem. Violência seja ela qual for não pode ser tolerada. E hoje, as mulheres do Baixo São Francisco contam com um grande apoio dos órgãos que podem resolver de fato essa situação. O espaço conta com pessoas capacitadas para ajudar a mulher e isso é mais uma conquista para todo estado de Sergipe”, afirmou.
Homenageada
Durante sua fala, a coordenadora do Centro de Regionalizado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cream) ‘Jane Barros’, Aline Cristina, justificou a escolha do nome do Centro.
“Essa homenagem é mais do que justa. Jane nasceu em Propriá, formada em direito pela Universidade Federal de Sergipe, e sempre foi uma pessoa solidária. Isso ficou comprovado em muitas de suas vindas à Propriá, onde uma vez, corajosamente, salvou uma criança que estava se afogando no Rio São Francisco. Advogada preocupada com seus clientes, nunca mediu esforços para fazer justiça nos casos defendidos muitas vezes sem cobrar ônus de quem não podia pagar. Infelizmente, Jane foi cruelmente assassinada em 2000, quando estava indo a uma audiência em Arapiraca, Alagoas, o que nos resta é lamentar e lembrar uma pessoa incomparável, que merece nossa admiração e hoje está sendo homenageada no nosso centro que vai ajudar tantas outras mulheres, na luta pelos seus direitos”, frisou.
Muito emocionada, a vereadora Branca, que faz parte da família de Jane falou sobre a homenagem. “Eu fico feliz porque ela é uma pessoa merecedora e que deixou boas lembranças em nossa cidade. Toda a família sente-se lisonjeada ao receber essa homenagem e saber que o nome dela será lembrado como ela gostaria: uma guerreira que lutou pelos direitos e pela justiça”, enfatizou a vereadora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo inaugura Centro de Atendimento à Mulher em Propriá –