[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 18, a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos debateu o funcionamento do novo aparelho de radioterapia que será instalado no Cirurgia com o diretor-presidente do Hospital, Gilberto dos Santos. A reunião foi um pedido do governador em exercício, Jackson Barreto e contou com as presenças do diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, a gerente de Infraestrutura, Ana Carla, e a coordenadora da Atenção Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Guimarães.

O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Saúde, irá firmar um convênio para agilizar o término da obra de implantação de equipamentos. Um investimento de R$ 2 milhões. O conjunto de equipamentos (acelerador linear, tomógrafo e ressonância)que será implantado deve custar R$ 5,5 milhões e representa um grande avanço no adensamento tecnológico e ampliação no tratamento do câncer.

“Honrando compromisso feito pelo  governador Marcelo Déda, estamos aqui, também a pedido do governador em exercício, Jackson Barreto, nos comprometendo em garantir os recursos para que essa obra seja concluída, viabilizando a instalação de um novo equipamento de radioterapia.  Em nenhum momento, o Governo deixou pacientes oncológicos sem assistência e tem feito isso regularizando o abastecimento de medicamentos oncológicos e, através de ajustes financeiros, priorizando também adensamento tecnológico para a área”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Joelia Silva Santos.

Depois da reunião, a equipe visitou o local onde o equipamento será instalado. A sala do acelerador com adaptações necessárias já está em andamento. As próximas etapas são construções complementares, partes hidráulica, elétrica, refrigeração, piso, pintura, forro e acabamento em geral.

“Foi de grande importância a presença da secretária Joelia Silva no Hospital Cirurgia porque tivemos a oportunidade de mostrar o andamento das obras de ampliação da instituição, bem como firmar esse convênio para fortalecer a assistência aos pacientes oncológicos. O Governo de Sergipe tem se mostrado um grande parceiro e com esses recursos teremos um grande avanço no serviço. Hoje estamos publicando o edital para licitação de aquisição dos 3 equipamentos: o  acelerador linear, o tomógrafo e o aparelho de ressonância”, explica Gilberto dos Santos.

“Com essa parceria do Governo do Estado, a previsão é de que o novo equipamento deva começar a funcionar no primeiro semestre de 2014.  Esse período de 6 a 8 meses representa a retomada, a conclusão da obra, o processo de aquisição de equipamentos, treinamento de profissionais e início de funcionamento”, conclui a secretária.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.