Governo firma parceria de incentivo à crianças do projeto ‘Estrela do Mar’
O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), consolidou na manhã do último sábado 17, uma parceria com o projeto “Estrela do mar”, que através da escola Waves de Bodyboard, inicia e incentiva crianças portadoras de necessidades especiais, como síndrome de Down e autismo, na prática desse esporte.
Segundo Byron Silva, coordenador do projeto, a presença do estado em um projeto dessa envergadura serve como incentivo, porque abre espaço para o desenvolvimento do projeto, que exige investimento. “Hoje a gente tem certeza que o projeto vai deslanchar. Aliás, o sucesso pode ser dimensionado pelo número crescente de alunos. Começamos há 3 meses com 8 crianças da Apae. Hoje estamos com mais de 40 jovens atletas de escolas publicas e entidades assistenciais. A tendência é aumentar ainda mais”, revela Byron, coordenador do projeto.
Crianças portadores da síndrome de Down, autismo e hiperativas e outras necessidade são atendidas pelo projeto. O estado entra com a doação dos equipamentos, como pranchas, uniformes, pés de pato. Enfim, todo o equipamento necessário à prática do bodyboard, enquanto a Escolinha Waves entra com a parte técnica, mão de obra especializada e os profissionais voluntários como psicólogos, fonoaudiólogos, professores de educação física e instrutores.
O Corpo de Bombeiros marcou presença no evento, através do Grupamento Marítimo. Segundo o coronel Reginaldo, o comandante do grupamento, a presença do Corpo de Bombeiros se faz de forma preventiva. “Agimos mais na ação preventiva, para que os garotos tenham toda a segurança desenvolver suas atividades. Os integrantes do grupamento fazem uma varredura no local, verificam se existem buracos, ou fortes correntes marítimas e só então, o local é liberado. Mesmo assim, os homens do Corpo de Bombeiros permanecem No local, observando os garotos à distância”, revelou o Coronel Reginaldo.
Para a dona de casa Laudiceia Silva, mãe de Marcos Manoel, de 7 anos, a prática do bodyboard, modificou em muito o comportamento do seu filho. “Marcos é hiperativo. Hoje eu sinto que ele progrediu muito. Tem outro comportamento, outras reações, já absorve mais os ensinamentos na escola, melhorou o poder de concentração. A gente sente que o esporte traz uma nova vida para os meninos. Espero que ele continue evoluindo”, comemora Laudiceia, que deu um depoimento público na solenidade.
“Este é um dos projetos mais importantes da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Nos meus três anos à frente da pasta, nunca me emocionei tanto como no lançamento dessa parceria. A gente sente a alegria estampada no rosto de cada criança. O esforço e o desejo em superar as dificuldades, através do esporte. O governador Marcelo Deda está de parabéns, pelo apoio que vem dando ao esporte sergipano e nós, através do projeto Vida Alegre abraçamos essa causa e vamos levá-la em frente, apoiando em tudo o que for possível”, diz Mauricio Pimentel, secretário de Estado do Esporte e do Lazer, presente à solenidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo firma parceria de incentivo à crianças do projeto ‘Estrela do Mar’ – O secretário Maurício Pimentel discursou durante a solenidade (Fotos: Ascom/Seed)