Governo firma parceria com instituição canadense na área de saúde mental
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou um acordo de cooperação com o Centro de Adicção e Saúde Mental da Universidade de Toronto, no Canadá (Center of Adiction and Mental Health – CAMH). Um dos objetivos da parceria é o desenvolvimento de novas tecnologias de atenção à saúde mental, na área de álcool e outras drogas. Para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Centro, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a secretária-adjunta Mônica Sampaio e a coordenadora de Atenção Psicossocial em Sergipe, Ana Raquel Lima, estiveram no Canadá na última semana de novembro.
O CAMH é um hospital-escola localizado na província de Ontário e reconhecido como a maior organização de adicção e saúde mental da América do Norte. Como instituição vinculada à Universidade de Toronto e como centro colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Centro enfoca cinco áreas fundamentais de atuação: tratamento, prevenção e promoção da saúde, educação, pesquisa e políticas públicas.
"Trata-se do maior serviço de saúde mental que existe no Canadá. Nossa idéia é criar em Sergipe algum empreendimento mais moderno e atual para fazer a reabilitação de dependentes químicos, sem competir com os Centros de Atenção Psicossocial", explicou Rogério Carvalho. Além de Sergipe, os estados do Ceará e Rio de Janeiro também celebraram este acordo de cooperação com o CAMH. O projeto está inserido numa iniciativa mais ampla de cooperação técnica, entre os Ministérios da Saúde do Brasil e do Canadá.
Redução de danos
Em Vancouver, a equipe sergipana conheceu o único serviço de redução de danos da América, que cria um ambiente específico para o uso de drogas com segurança. "Na Europa existem cerca de 60 centros como este, onde os viciados consomem drogas sob a supervisão de uma equipe de saúde. E as estatísticas mostram que o fato de eles criarem esse ambiente não aumentou o número de usuários nem a migração de pessoas para se drogarem nesse lugar", disse o secretário de Saúde.
Segundo ele, os relatórios do serviço apontam uma redução significativa das doenças secundárias decorrentes do uso de drogas. "Outro aspecto positivo é que isso aumenta o contato dessas pessoas com os serviços de saúde. Assim, os usuários são atraídos para o tratamento de desintoxicação, realizado no mesmo local em que foi construído esse ambiente. Ou seja, eles conseguem proteger os usuários de drogas, atrair esse público para o processo de desintoxicação e fazer o tratamento clínico quando estas pessoas estão infectadas", explicou Rogério.
"No entanto, apesar de todo esse trabalho de suporte, eles enfrentam o mesmo problema que nós identificamos aqui. As pessoas que deixam a dependência química têm um vazio existencial enorme, pois passaram por um processo de auto-exclusão decorrente da dependência. Reconstruir relações é um processo mais longo de reabilitação e que não há tecnologia estruturada para isso. Esse é o foco da parceria que nos estamos propondo", acrescentou o secretário.
Visita técnica
Durante a visita técnica ao Canadá, Rogério Carvalho e os técnicos da SES estiveram acompanhados do secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, além de representantes do Ministério Público Estadual e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). "Conhecemos toda a estrutura do sistema canadense, os diversos programas de atenção à saúde, os mecanismos de acesso, a estrutura das redes assistenciais e as ações coletivas de saúde", disse.
A comitiva visitou ainda serviços de urgências clínicas, pronto-socorro, clínica de saúde da família e conheceu o sistema implantado no Canadá para o acolhimento com classificação de risco. "Notamos, inclusive, muita semelhança com o conceito que estamos introduzindo em Sergipe", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, que também fez uma apresentação sobre a estrutura do sistema de saúde no Brasil e os caminhos de Sergipe na área para professores da Universidade de Toronto e técnicos de Ontário, segunda maior província do Canadá.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo firma parceria com instituição canadense na área de saúde mental – Foto: Ascom/SES