Governo Federal beneficia prefeituras sergipanas através de convênios com o Ministério da Saúde
A solenidade serviu para que a Seção de Habilitação e Análise de Projetos (SEHAP), da Divisão de Convênios do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, pudesse expor à sociedade a importância das habilitações de projetos na área de saúde junto ao Ministério. Prefeitos, secretários Municipais e vereadores de 75 municípios sergipanos estiveram presentes. Para compor a mesa também foram convidados o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), José Menezes Neto, e o sub-secretário de Assuntos Administrativos, Jocelino Menezes.
Conforme a SEHAP, em 2005 algo em torno de R$ 52 milhões foram investidos em projetos de Saúde no estado. Dos 268 pré-projetos solicitados, 149 foram destinados às prefeituras municipais. Foram aprovados no geral, entre projetos de prefeituras, órgãos estaduais e federais; entidades filantrópicas sem fins lucrativos; consórcios intermunicipais de saúde e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), 107 projetos, sendo que 86 deles já foram empenhados. Segundo o secretário Rogério Carvalho, alguns desses convênios firmados com a Saúde Municipal merecem destaque, como o que possibilitou a inovação tecnológica da rede Municipal e o projeto de residência profissional.
“Os avanços na Saúde Pública nos últimos anos no estado de Sergipe é 90% conseqüência da participação dos prefeitos, da implementação da municipalização do atendimento básico”, destaca o prefeito Marcelo Déda, ao representar os demais prefeitos na assinatura dos convênios durante a solenidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo Federal beneficia prefeituras sergipanas através de convênios com o Ministério da Saúde – Fotos: Ascom/SMS