Governo fará plano de fomento aeroviário do estado
Em reunião realizada na Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano, nesta terça-feira, 22, com a participação de representantes do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico (Idea), o subsecretário Sérgio Ferrari Vargas falou sobre o início dos estudos para o Programa de Fomento Aeronáutico que será entregue ao Governo do Estado no prazo de seis meses.
O estudo consiste em um planejamento da rede de aeroportos do estado no tocante à estrutura, e objetiva revisar o plano que foi realizado em 1989, que se encontra desatualizado. Esse plano define uma rede de aeroportos de interesse estadual e esse tem acesso a um programa federal de auxílio aos aeroportos, denominado Programa de Fomento aos Aeródromos (Profaar), que dispõe de recursos financeiros.
Sergipe será o primeiro
Segundo Luiz Carlos Avelar, engenheiro e coordenador da ideia, o projeto é vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que faz parte da nova secretaria de aviação civil criada pela presidente Dilma e através dela, emite um documento oficial que credencia o governo a buscar financiamento federal para investimentos em aeroportos. “O projeto será apresentado à secretaria em seis meses e em termos de nordeste, Sergipe será o primeiro Estado que iniciará esse estudo, em termos de Brasil, o Estado de Minas Gerais já está bastante adiantado”, informou o coordenador.
Conforme Alison Vieira, vice-presidente do Idea, o instituto que realiza os estudos engloba impacto ambiental, de segurança de voo, tráfego aéreo, ruído, etc, que irá demonstrar assim a estrutura que terá que dispor.
Um marco no estado
Para o subsecretário Sérgio Ferrari, “o projeto é um marco, pois será iniciado um trabalho que está desatualizado há muito tempo e que, em função desse trabalho, se poderá pensar no desenvolvimento como, por exemplo, do aeroporto de Canindé e outros que possam surgir durante o estudo que é obrigatório e a legislação obriga a realizá-lo, pois o Estado só pode pleitear novos aeroportos se tiver um plano aeroviário e a maior parte dos estados do país não têm esse estudo, dessa forma, Sergipe sairá na frente”, disse.
Para o início do projeto, serão destinadas verbas do Programa Sergipe Cidade com fins específicos de desenvolvimento institucional, para projetos dessa natureza, que tem importância para o estado como um todo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo fará plano de fomento aeroviário do estado – Fotos: Eduardo Almeida