[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, dia 15, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) recebeu colaboradores e empreendedores para apresentar um quadro de dificuldades e potencialidades para fortalecer o  desenvolvimento da aquicultura no estado.

O engenheiro de pesca especialista em aquicultura, Marcelo Chammas, demonstrou o percurso da atividade no Estado demonstrando uma queda acentuada nas atividades do setor, mas salvo as dificuldades evidenciou que Sergipe tem um futuro promissor. “Com mais investimentos e políticas públicas, existem grandes potencialidades, já que o estado oferta ótimas temperaturas e vantagens corporativas”, resumiu.

Um dos objetivos é identificar famílias à beira do Rio São Francisco em locais de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e com potencial para desenvolver a atividade. Encampada, principalmente por pequenos produtores rurais, a aquicultura é vista como fator de promoção da igualdade social, de geração de renda e emprego, desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, deixou claro que é imprescindível dar perenidade ao projeto. “É preciso dar suporte para que essas pessoas aprendam a ser autogestores, para que quando as equipes de apoio saírem eles estejam preparados para tomar conta do que é seu”, frisou. “A capacitação de alunos e a busca pela integração da comunidade servem para aperfeiçoar os cultivos e garantir mais valor agregado ao produto.”

Para professora do IFS e coordenadora do Arranjo Produtivo do Pescado em Brejo Grande, Mary Santos, resgatar o trabalho de aquicultura do Estado é de extrema importância. “Muitos da área estão trabalhando sozinhos, dissociados, esta iniciativa da secretária de convocar uma reunião para elaborar uma proposta de parceria é fundamental para modificarmos esse quadro”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.