[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado de Sergipe, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vem desenvolvendo ações de estímulo à organização de entidades representativas de agricultores familiares, cujo objetivo é fortalecer a sua participação nas discussões do setor e viabilizar que suas entidades acessem as principais políticas públicas voltadas agricultura no Estado.

E dando continuidade a esse processo de estímulo, a Emdagro reuniu, na última terça-feira (10), técnicos e agricultores com o objetivo de apresentar o diagnóstico da Associação Comunitária Nossa Senhora Mãe dos Homens, da comunidade Rancho, município de Pacatuba, para que seja validado junto aos associados.
 
A reunião foi aberta pelo Técnico da Emdagro em Neópolis, Guilhermando Rocha, que deu as boas vindas a todos os presentes e destacou que a importância do diagnóstico era justamente analisar e apresentar subsidios para elaboração de um plano de reestruturação da organização. “Acho muito oportuno a realização desse diagnóstico porque a associação está com um projeto para implantação de uma agoindústria de processamento de mandioca e torna-se necessária a capacitação das pessoas para  a gestão social dessa agroindústria”, disse.
 
Já o técnico em cooperativismo da Emdagro em Propriá, Francisco Tavares, apresentou os resultados da pesquisa destacando que o diagnóstico buscou identificar os principais entraves da entidade nos aspectos organizacional, financeiro, contábil e social, na perspectiva de apresentar recomendações para a sua reestruturação, favorecendo a inclusão dos associados nas políticas públicas. Segundo ele, a metodologia utilizada priorizou a participação da diretoria e sócios no levantamento efetuado ressaltando a importância de devolver o diagnóstico para validação de todos os que fazem parte da entidade, legitimando-o, para nortear as ações da organização.  “Trata-se de uma construção coletiva,  onde apresentamos algumas recomendações técnicas e ouvimos as experiencias e sugestões dos agricultores para juntos podermos traçar novos planos e adequar a associação a uma organização representativa dos agricultores familiares”, esclareceu Tavares.
 
Na avaliação do presidente da Associação Comunitária Nossa Senhora Mãe dos Homens, Jurandy Alonso dos Santros, foi muito bom e esclarecedor o trabalho apresentado e a forma como está sendo realizado. “Fica mais fácil para a diretoria da Associação trabalhar e mostrar aos outros sócios porque vamos trabalhar em cima de documentos. Podemos ver que todas as pessoas da organização tem atribuições e não é só o presidente que é responsavel por tudo”, destacou ele.
 
Presente nas discussões, a agricultora familiar Maria Joselia Ramos, avaliou a reunião ressaltando que o trabalho é de grande importância para a organização dos agricultores. “Da forma como o técnico está fazendo traz novos conhecimentos pra gente. Gostei muito do trabalho e das recomendações que fez para fortalecer a associação”.
 
Na oportunidade, foi negociada uma agenda de compromissos para dar sequência aos próximos passos e planejar a reestruturação da Associação através da elaboração de um plano de trabalho que prevê a adequação do Estatuto da entidade ao novo Código Civil Brasileiro. Ficou ainda agendado uma próxima reunião para o dia 26 de setembro para dar início à elaboração do Plano de Trabalho.
 
Além dos dirigentes e membros da Associação Comunitária participaram também a técnica Gildete Rosendo, o chefe do escritório regional da Emdagro de Propriá, Paulo Roberto Barbosa, os assessores estaduais da Emdagro para os territórios da Cidadania Baixo São Francisco e Leste Sergipano, Angélica Freitas, Wagner Brito e Wilton Meneses e também os técnicos da Embrapa Tabuleiros Costeiros Paulo Sérgio Mota, Sonise dos Santos Medeiros e Deise Maria de Oliveira Galvão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.