Governo estimula o desarmamento na área do Arraiá do Povo
O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), determinou que todos os policiais, ao entrar no espaço do Arraiá do Povo, devem deixar suas armas numa cabine estrategicamente instalada na entrada principal do evento. A idéia é evitar que policiais que não estejam trabalhando durante a realização da festa utilizem armas de fogo.
De acordo com o capitão Donald Antônio, comandante do policiamento militar na terceira noite do evento, a determinação da SSP é importante para mostrar aos policiais que não estão de serviço percebam que não há necessidade de utilizar arma de fogo durante os festejos juninos. "Trabalhamos com aspecto preventivo e a arma é restrita somente para uso dos policiais em serviço", concluiu o capitão.
Segundo o policial militar Edyzan Nascimento, responsável pela cabine de desarmamento, nas primeiras duas horas de festa, quatro armas de fogo foram deixadas no local. Segundo ele, não há necessidade do policial utilizar o armamento durante a realização do evento. "Já fui para muitos eventos como estes e nunca precisei utilizar a minha arma dentro do espaço da festa. É uma necessidade preventiva que o próprio policial precisa respeitar", comentou.
Para João Brasileiro, que comparece pela primeira vez no Arraiá do Povo, garantir um relacionamento de mais tranqüilidade no espaço da festa é um item indispensável para os forrozeiros. "Um policial que age com autoritarismo e não aceita deixar a sua arma em uma cabine montada pela própria Secretaria de Segurança não está pronto para usar uma arma de fogo em qualquer situação", opinou.
Orientação
Antes do início dos festejos juninos, o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, durante uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), chamou a atenção de representantes das polícias Civil e Militar, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, para orientar os componentes de cada instituição acerca do procedimento de deixar a arma de fogo nas cabines montadas em todas as cidades onde acontecem os festejos juninos.
Os policiais que estiverem atuando durante os eventos devem estar devidamente armados, conforme o planejamento operacional de cada instituição. O secretário também pediu que cada representante dos órgãos policiais ajam com rigor com relação aos documentos exigidos para o porte legal da arma de fogo. "É uma exigência que deve ser seguida também pelos policiais", ressaltou o secretário.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo estimula o desarmamento na área do Arraiá do Povo – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP