[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na quinta-feira, 1º, o Governo de Sergipe entregou sementes de arroz aos agricultores do Baixo São Francisco. O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macêdo Sobral, representou o governador Marcelo Déda no ato da entrega. Quem também compareceu foi o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jeferson Feitoza e o coordenador do pprograma de sementes, Jodemir Pires.

Ele falou da qualidade das sementes e sobre as reivindicações junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pois os produtores desejam evitar a ação de especuladores e de atravessadores. O primeiro encontro com os agricultores aconteceu no Distrito Cotinguiba Pindoba, em Propriá, com a presença do prefeito do município, José Américo Lima, vereadores e líderes da região, além dos técnicos da Emdagro.

Na oportunidade o secretário José Sobral anunciou a disponibilização das sementes para todos os agricultores do segmento rizícola, incentivando-os a buscar uma visão diferenciada sobre a produção de arroz. Ele anunciou os contatos feitos pelo governador junto à Conab para que a companhia adquira o produto “in natura”, com a medida, serão beneficiados 1.200 rizicultores.
“O governo traz mudanças por meio de uma semente de qualidade, com poder de germinação, assim como gera oportunidade ao proporcionar o acesso ao mercado, tendo como opção a Conab, que promove um equilíbrio no preço, uma das alternativas de venda. Todavia, é preciso que cada um entenda que o processo produtivo precisa de atitude. Nesse contexto de posicionamento, é preciso enxergar a possibilidade de diversificação de culturas, sendo uma excelente alternativa a produção leiteira”, disse o secretário de Agricultura.

Ele falou ainda da diversificação do setor agrícola. “O arroz é uma ótima cultura, tradicional, todos vocês dominam o plantio e sabem como bem produzir. Porém, existem outras vertentes, como a produção leiteira que pode ser implementada, com o projeto Balde Cheio, experiência vitoriosa que tem mudado a vida do produtor rural no Brasil, com resultados extraordinários em Sergipe sob a assistência da Emdagro. O Baixo São Francisco precisa se desenvolver, de acordo com o governador Marcelo Déda, que o colocou dentre as prioridades do seu governo, assegurando que demandará todos os esforços, mesmo em tempo de recursos curtos, afirmando que esse governo é de todos, mas principalmente dos mais carentes. O direito de todos aparece quando cada um se desenvolve, quando cresce, por isso é preciso cada vez mais organização e determinação”, ressaltou.

O prefeito José Américo agradeceu ao secretário, pedindo que levasse os agradecimentos ao governador pela doação das sementes e pela forma que apresentava aos agricultores outras alternativas de crescimento, através de alternativas viáveis de produção e desenvolvimento.

O presidente da Emdagro, Jeferson Feitoza colocou o programa Balde Cheiro à disposição dos produtores, afirmando que, mesmo não tendo ingerência nos perímetros, se colocava com os seus técnicos para mostrar, orientar, comprovar validade visando promover desenvolvimento na região oportunizando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo.

Ilha das Flores

O segundo encontro aconteceu no período da tarde, no Povoado Betume, com os agricultores do perímetro, em Ilha das Flores, contando com a presença do prefeito José Ronaldo Gomes Calixto, e do gestor municipal de Neópolis, Carlos Roberto Guedes. A comitiva também o depósito daquele distrito, aonde se encontravam as sementes doadas pelo Governo do Estado, cuja entrega foi autorizada.

José Sobral expôs aos presentes as preocupações do Governador Marcelo Déda para com os agricultores da região, razão porque a colocou como uma das prioridades do seu governo. Reafirmou a disposição da assistência técnica da Emdagro em discutir todas as alternativas viáveis que possam ser introduzidas em prol do desenvolvimento regional.
“É preciso que o produtor busque independência, com propostas diferenciadas. Plantar e produzir, todos vocês sabem, mas é preciso vender, é preciso fazer negócio, comercializando com ganho, evitando atravessadores. Mas, vender a quem? Por essa razão que o governador, junto à Conab, conseguiu viabilizar a compra do arroz “in natura” para que vocês possam experimentar essa opção de mercado”, avisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.