Governo entrega material de apicultura para beneficiários de Arauá
É tempo de florada para apicultores do povoado Colônia Sucupira, localizado no município de Arauá. A partir desta quarta-feira, 18, os 30 pequenos produtores apícolas inseridos no projeto de apoio a Arranjos Produtivos Locais, desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), partem para uma nova fase de aprendizados e iniciam o processo de produção. É que nesta manhã eles receberam da Seides todos os materiais e equipamentos necessários para começar a produzir mel e, consequentemente, gerar renda.
Com o objetivo fortalecer a capacidade de produção dos pequenos produtores rurais e promover a geração de renda, o projeto de apicultura beneficia 300 famílias de oito municípios sergipanos (Amparo do São Francisco, Capela, Gararu, Japaratuba, São Francisco, Aquidabã, Poço Redondo e Arauá). De acordo com a diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, a entrega do material estimula os apicultores a permanecerem dedicados ao projeto e a aperfeiçoar ainda mais a prática da apicultura. “Esse momento é muito especial porque a chegada desses equipamentos foi muito esperada pelos apicultores. Com esse material e com o aprendizado transmitido ao longo dos cursos eles estão prontos para iniciar a captura da abelha e para produzir mel. A Seides continuará acompanhando de perto os apicultores e prestando toda assistência necessária. Eles estão de parabéns por permanecerem no projeto e com certeza colherão os frutos dessa dedicação”.
O presidente da Cooperjos – Grupo de Jovens Cooperativistas da Colônia Sucupira, Júlio César Rodrigues, acredita que o incentivo direcionado ao projeto de apicultura em Arauá é mais uma forma de fortalecer o produtor familiar e possibilitar que ele se desenvolva na região onde nasceu. “O apoio que os apicultores estão recebendo do Governo é muito mais do que uma profissionalização e um meio de conseguir renda. Esse projeto está fazendo com que eles perceberem que podem se sustentar a partir das atividades existentes aqui na região, resgatando e fortalecendo os potenciais da nossa terra, a exemplo da apicultura”.
O evento de entrega das colméias, suportes, cera, telas, botas, vestimenta apícola, balde, caneco vassourinha, formão, garfo, fumegador, alimentador, entre outros, também contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social e do Trabalho, Maria José Oliveira Ávila, que garantiu o apoio da prefeitura municipal aos apicultores. “Esse é um momento que traz muita esperança para o pequeno produtor rural de Arauá e, por isso, quero garantir o apoio da prefeitura no que for preciso para que esse projeto com os nossos apicultores continue dando certo, afinal, está claro que ele só traz benefícios tanto para os apicultores beneficiados como para toda comunidade de Arauá”, afirma.
Há 15 anos vivendo da apicultura e conhecendo bem o ramo da produção de mel, Lindivaldo Camilo da Cruz também tem a mesma certeza sobre o projeto. “Esse projeto chegou na hora certa, mas é preciso ter coragem pra seguir em frente. Quando comecei a produzir mel criava as abelhas em uma caixa de tomate, agora que a gente ganhou tudo só não produz mel quem não tiver interesse. Eu agradeço muito essa oportunidade e prometo que não vou decepcionar. Tenho tudo pra fazer minha produção aumentar, vou aproveitar todas as floradas pra produzir muito mel”.
Para Manoel Barbosa Nicasio, a jornada da apicultura está apenas começando. Ele é um dos participantes do projeto que nunca exerceu a apicultura, mas que tem muito interesse em fortalecer a renda familiar através da produção do mel. Contudo, esse não é o único interesse do futuro apicultor. “Nos últimos anos a gente tem vivido um enfraquecimento da agricultura aqui em Arauá e com esse projeto eu vi uma chance de fortalecer uma atividade importante da região. Além disso, me interessei porque a produção de mel é uma atividade sustentável e que preserva a natureza, diferente de algumas culturas. Espero poder contribuir nem que seja um pouquinho com o desenvolvimento da nossa cidade através da apicultura. Meu muito obrigado ao Governo por ter trazido esse projeto pra gente”.
O projeto
O projeto de inclusão produtiva de famílias de baixa renda através do apoio a apicultura é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Ao todo são 300 beneficiários diretos e 1.200 indiretos distribuídos em 12 comunidades de oito municípios sergipanos por meio do investimento de R$ 1.997.346,32.
O principal objetivo do projeto é implantar Unidades Produtivas de Apicultura em oito municípios sergipanos que apresentam perfil para desenvolvimento da atividade de apicultura de modo a gerar renda (mínimo de um salário mínimo para os beneficiários) para agricultores familiares. A contrapartida do município beneficiado é auxiliar as comunidades beneficiárias, facilitando o acesso às capacitações, e inserir parte da produção do mel na Alimentação Escolar (PNAE) ou em outros projetos de aquisição de alimentos, além de auxiliar na busca de mercado consumidor.
- Governo entrega material de apicultura para beneficiários de Arauá – Fotos: Edinah Mary/Seides