[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, estiveram no Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no assentamento Quissamã, em São Cristóvão, na tarde desta terça-feira, 25, para entregar os primeiros livros da biblioteca do centro. Em uma visita da primeira-dama ao assentamento em março deste ano, os assentados solicitaram uma biblioteca.

"Eu me comprometi a conseguir os livros", afirmou a primeira-dama. O acervo foi obtido junto ao Instituto Nestor de Paula, mantido pela fábrica de calçados Azaléia. Entre as obras, estão clássicos da Literatura Nacional, como ‘O Atheneu’, de Raul Pompéia, e da literatura estrangeira, como ‘A Tempestade’, de William Shakespeare.

Rita Benicia Freitas, assentada em Estância, agradeceu em nome de todos os assentados a parceria com o Governo do Estado. "A cada dia que passa nós estamos buscando ocupar o latifúndio do saber. Para nós, a parceria com o Governo é uma grande conquista", disse a assentada.

Eliane Aquino lembrou aos assentados da importância de aproveitarem os livros. "É bonito ter uma biblioteca organizada, mas importante mesmo é vocês adquirirem esses conhecimentos", acrescentou a primeira-dama.

Segundo José Fernandes Lima, a Secretaria de Educação, em consonância com a política do governador Marcelo Déda, está procurando estreitar a relação com o MST. "Esta também é uma oportunidade para que possamos ouvir sugestões, discutir e tentar atender às solicitações. Assim, fazemos a escola chegar em todos os lugares", afirmou o secretário.

Centro

O Centro de Formação do MST funciona há nove anos e oferece cursos de Magistério, Pedagogia, Agronomia e Formação Políticas. Apesar de o centro ficar localizado em São Cristóvão, ele atende a assentados de todo o Estado. Qualquer membro das 18 mil famílias assentadas em Sergipe pode participar dos cursos.

O curso básico ‘Plantar Saúde’, por exemplo, formou 540 agentes de saúde e foi oferecido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. A mesma formação as prefeituras recebem para formar o seu agente de saúde, foi oferecido ao MST. "O mais interessante do movimento é que eles não pedem os agentes, pedem a capacitação para que eles sejam sujeitos das ações deles", afirmou a primeira-dama.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.