[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (Cefac) e o Instituto e Centro de Formação e Assessoria Técnica na Agricultura Familiar de Sergipe (Icefase) receberam hoje, 13, do Governo de Sergipe, kits com equipamentos de multimídia. Com estes equipamentos as ONGs atendidas pelo governo pretendem melhorar a assessoria técnica e ampliar o serviço de capacitação e formação junto aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais – Pronat, numa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo como executora a Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe -Pronese.

Para o presidente da Pronese, Manoel Hora, a finalidade dos equipamentos de multimídia é promover o fortalecimento das entidades representativas dos trabalhadores rurais. “Com mais essa entrega de equipamentos, estamos atendendo às demandas de bens e serviços dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária encaminhadas pelos Colegiados Territoriais. A  justiça social se dá, também, pelo fortalecimento das organizações sociais. Temos a certeza de que o Cefac e o Icefase cumprem bem o papel de assessorar as organizações de agricultores familiares e desta forma, os recursos públicos estarão bem aplicados”, comentou Manoel Hora.

Para Cícero José de Carvalho, representante e coordenador de Finanças do Cefac, no município de Nossa Senhora da Glória, esses equipamentos são importantes porque vão servir para capacitar os agricultores. “Hoje há muito mais diálogo entre o governo e a sociedade e o Centro de Formação faz essa ponte, intermediando esse diálogo”.

O representante do Icefase, professor e diretor-presidente do Instituto, Lualdy José Damasceno Xavier, disse que o governo está cumprindo o seu papel de ajudar as instituições que apóiam os agricultores, e desde já, somos gratos por isso. Muitas localidades são carentes de informação e têm grandes dificuldades de locomoção para ter acesso ao conhecimento. Nós, portanto, fazemos esse papel de levar o conhecimento e a informação técnica às comunidades e estes equipamentos vão nos ajudar nessa ação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.