Governo entrega Centro de Atividades Culturais em Itabi
A população do povoado Mata Grande, maior povoado do município de Itabi, tem mais uma opção para realizar os eventos culturais e educativos. Eles receberam o Centro de Atividades Culturais financiado pela Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
“Com mais esta obra para as famílias do povoado Mata Grade, totalizamos R$ 363.821,32 em empreendimentos entregues em Itabi, por meio da Pronese na gestão do governador Marcelo Déda”, disse o presidente do órgão, Manoel Hora Batista.
“Os recursos foram aplicados na entrega de trator com implementos agrícolas, passagem molhada e promoção de atividades culturais, nos povoados Boa Hora, Mão Esquerda, Mata Grande, Pedra Branca e Santo Antônio, beneficiando mais de 400 famílias”, explicou Manoel Hora. O centro será administrado pela associação local.
A trabalhadora rural e presidente da Associação Comunitária do Povoado Mata Grande, Rosineide Lima da Cunha Ferreira, disse que o Centro está num local de fácil acesso e funcionará, principalmente, como espaço para atividades culturais, palestras, cursos para a comunidade, reunião com órgãos públicos, capacitação para jovens e apresentação de vídeos.
“A Pronese já entregou o centro com equipamentos como cadeiras, birô, ventilador, computador, freezer e fogão industrial para curso de culinária. Aliás, uma das primeiras atividades será a aula prática de produção de doces, realizada pelas doceiras do povoado. Pretendemos também realizar aula de reforço escolar e construir uma biblioteca comunitária”, destacou Rosineide.
Ela comenta também que a entrega do centro cultural é uma vitória da associação. “Agora temos o nosso local para reuniões da associação e também um espaço de convivência para os associados”. O centro vai beneficiar mais de 200 famílias do povoado e adjacências.
“Esse é um momento feliz para a associação e para a comunidade, porque sabemos o quanto lutamos para conseguir esse centro cultural. Por este motivo, temos que agradecer ao Governador Marcelo Déda, à Pronese, e ao Banco Mundial pela oportunidade de recebermos este grande benefício”. E disse ainda, que a equipe da Pronese sempre recebeu a equipe da associação de braços abertos. “Este foi um sonho realizado de muitos anos e temos a certeza de que será um local de boa convivência entre a associação e a comunidade”, concluiu Rosineide.
Isaudina Celestino Rodrigues, presidente do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMT-SE), disse que o centro servirá ainda de apoio ao movimento das mulheres. “Usaremos para nossas reuniões e para aproximar as pessoas da comunidade, através de palestras de capacitação e buscando novos projetos para a comunidade”.
“As mulheres é quem comandarão o centro. Esse ano completamos 25 anos da luta das mulheres trabalhadoras rurais em Sergipe, e temos histórias de pessoas sofridas, mulheres que lutaram muito para terem uma associação forte e organizada como esta aqui da Mata. E a nossa companheira Maria Gizélia, tesoureira e presidente de honra da associação da Mata Grande, sempre ajudou este movimento desde 1990. Agora, a atual presidente da associação, Rosineide, continua apoiando o Movimento das Trabalhadoras Rurais”, finalizou a representante do MMT-SE.
O vereador Aldo Mota de Santana agradeceu o apoio do diretor presidente da Pronese, Manoel Hora e da diretora de Operações Marta Leão. Ele comentou que “é com alegria que a associação recebe o Centro de Atividades Culturais, depois de tanta luta, insistência e desejo da atual tesoureira Maria Gizélia, que tinha um sonho em construir um novo prédio com infraestrutura em substituição ao antigo para servir de espaço para reuniões, palestras, capacitação e apresentação de vídeos educativos para todos da comunidade”.
Amarize Soares Cavalcante, técnica as Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe – Pronese, comenta que Centro de Atividades Culturais é ponto de mobilização e luta da Associação Comunitária do Povoado Mata Grande e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável. A Pronese sente-se honrada em entregar esta obra à comunidade, na certeza de que esse centro será utilizado como espaço de convivência, mobilização e formação para os agricultores e agricultoras e seus familiares. “Finalizo parabenizando o empenho de todas as mulheres e homens que fazem parte desta associação”.
Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita Maria Goretti Resende o presidente do Condem Thiago Meneses, a presidente da Associação Comunitária de Mata Grande e adjacências Rosineide Lima da Cunha Ferreira, a tesoureira e presidente de honra da Associação Maria Gizélia, da Câmara municipal vereador Marcelo Melo, o líder comunitário e vereador Aldo Mota de Santana, o chefe local da Emdagro Sérgio Menezes, a presidente do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais Isaldina Celestino Rodrigues e representantes do Sindicato dos Trabalhadores, da Igreja, dos professores e membros sócios da associação e a técnica Amarize Soares Cavalcante representando a Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo entrega Centro de Atividades Culturais em Itabi – Foto: Ascom/Pronese