Governo encerra ‘Semana da Água’ e evidencia posição de destaque em políticas de águas urbanas
O VI Encontro Estadual de Recursos Hídricos, constante da programação da Semana da Água, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foi encerrado durante a manhã desta sexta-feira, 22, data que se comemora o Dia Mundial da Água. O evento, que aconteceu no auditório da Codise, reuniu ambientalistas, técnicos que atuam na área hídrica do Estado e acadêmicos de diversas instituições que apresentaram trabalhos visando assim uma reflexão acerca do mais caro tema para a sociedade contemporânea: água!
Diante do último dia de debates e apresentações de trabalhos da Semana da Água, houve a palestra do Doutor e professor da Universidade Federal do Ceará, Francisco de Assis Filho, que abordou o tema “As Mudanças Climáticas – Impactos e Adaptação no Nordeste do Brasil”. Em sua fala disse que esse impacto sobre as mudanças climáticas está associado no aumento das incertezas sobre a oferta hídrica.
“Teremos que possivelmente conviver com os valores extremos de secas e de chuvas intensas. Para isso, teremos que gerenciar melhor os riscos associados ao clima, tendo genipolíticas de recursos hídricos que melhor operacionalize essa questão de gerenciamento de riscos climáticos”, disse Francisco.
Seguindo a programação do VI Encontro Estadual de Recursos Hídricos, houve também a apresentação de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos de diversas instituições, que no ato, mostraram uma enorme preocupação com a questão dos recursos hídricos. Em seguida, aconteceu à palestra “Plano Diretor do Abastecimento de Água dos Territórios do Alto e Médio Sertão, Agreste Central e Baixo São Francisco do Estado de Sergipe”, ministrada pelo engenheiro civil, Adalberto Balogh.
Selo dos Correios
Durante o evento teve ainda o lançamento do selo dos correios que contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes e do diretor Regional dos Correios de Sergipe, Fernando Jasmim. De acordo com Fernando, o bloco é composto por dois selos representando assim o uso pacífico e sustentável dos recursos hídricos, por meio do uso de um conta-gotas que passa por dentro, fora e ao redor do globo.
“A água é mostrada de forma cíclica, simbolizando o uso sustentável. O desenho demonstra por sua vez, sua acessibilidade para todo o planeta”, disse Fernando. Afirmando ainda, que a arte do selo possui detalhes que transmitem os efeitos concebidos a Terra e às pessoas pela água.
Para o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, durante esse ano, a Semana da Água e o VI Encontro Estadual de Recursos Hídricos trouxe para o público presente uma mensagem inovadora, proporcionado, assim, uma preocupação com a água no meio ambiente urbano.
“Para vencer esse desafio, relacionado ao tema deste ano, é necessário que haja uma cooperação técnica, governamental e empresarial, já que existe uma lacuna muito grande no país em virtude da discussão conceituada de políticas voltadas para as águas urbanas”, afirmou, finalizando que Sergipe vem sendo pioneiro diante desta temática servindo assim como modelo para o país nas discussões e preocupações voltadas para a política de águas urbanas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo encerra ‘Semana da Água’ e evidencia posição de destaque em políticas de águas urbanas – Ascom/Semarh