[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e a representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil, Marie-Pierre Poirier, firmaram nesta segunda-feira, 9, em Brasília, um acordo de colaboração em favor das crianças e adolescentes do semi-árido sergipano. Depois de ouvir a exposição do governador sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju e os programas do Governo do Estado para os próximos quatro anos, Poirier sintetizou a conversa com a seguinte colocação: “sua visão é muito próxima do nosso sonho”.

O alvo é a implementação da segunda edição do “Pacto Nacional um Mundo para a Criança e Adolescente do Semi-árido”, que envolve nove estados nordestinos, além de Espírito Santo e Minas Gerais. Em aliança com estados e municípios e o engajamento da sociedade organizada, o Unicef conseguiu, entre 2003 e 2005, reduzir a mortalidade infantil do semi-árido de 25,6 mortes para cada mil crianças nascidas vivas para 21,9 por mil. A taxa de matrícula na pré-escola de crianças entre 4 e 6 anos subiu de 56% para 63,5%, entre 2004 e 2006. Apesar dos avanços, tanto Poirier quanto Déda reconheceram que é preciso melhorar muito os indicadores sociais da infância.

Marcelo Déda explicou que pretende ampliar para o estado a preocupação que teve com as crianças e adolescentes de Aracaju nos cinco anos em que governou a capital sergipana. O programa “Toda Secretaria é da Criança”, que exigiu de todo o secretariado municipal ações voltadas para a juventude, é um modelo que o governador quer repetir no Governo do Estado.

Do Unicef, o governador solicitou o acompanhamento de todos os programas voltados para as crianças e os adolescentes, além do treinamento de técnicos locais pelas equipes do Fundo. “Queremos não apenas o monitoramento, mas a indicação das melhorias necessárias para o contínuo aprimoramento dos indicadores sociais da infância”, destacou o governador, lembrando que a inclusão social é a marca central de seu governo.

Na primeira edição, 34 municípios sergipanos participaram do Pacto. Destes, cinco conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.