[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 12, o Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas que trabalham no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). A reunião foi a primeira conversa formal entre a secretária e a categoria depois que Luci Silva assumiu a pasta no último dia 2.

Na ocasião, a secretária ouviu as reivindicações dos agentes e afirmou o compromisso de agilizar todas as medidas necessárias à melhoria da gestão na unidade de internação e junto à Fundação Renascer. Dentre as principais ações estão a compra de equipamentos de proteção individual para os agentes deflagrada já esta semana, a reforma da estrutura física de duas alas do Cenam danificadas recentemente e a capacitação profissional continuada de todos as agentes.

Segundo Luci, o Estado não tem interesse de entrar em confronto com agentes. “O que queremos é realizar um trabalho coletivo e com cooperação dos todos os envolvidos para possibilitar melhores condições de trabalho para os profissionais e, consequentemente, permitir que os adolescentes do Cenam tenham uma boa qualidade de internamento”, frisou a secretária.

Ela fez questão de frisar a necessidade de manter sempre um canal aberto e transparente de comunicação entre os profissionais da Fundação Renascer, o Sindicato e a Secretaria. “Vamos fazer a fundação ‘resnascer’, literalmente”, disse Luci. “Antes de ser administradora, já fui educadora e tenho consciência de que esta não é uma função fácil. Posso assegurar que estamos trabalhando para proporcionar melhores condições estruturais de trabalho o quanto antes”, acrescentou a secretária.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas, Eziel Oliveira, a reunião foi relevante para estabelecer um contato direto com a nova secretária. “Na nossa perspectiva, a reunião foi louvável em relação a nova estrutura de trabalho. Com certeza já será uma vitória para a categoria. Ficamos felizes com o posicionamento da secretária”, explica Eziel.

Nova estrutura

A Fundação Renascer assinou essa semana contrato com a empresa vencedora da licitação, responsável pela reforma de reestruturação das alas 3 e 4 do Cenam, danificadas em janeiro. Para o Estado, a reestruturação da unidade é uma prioridade na medida em que uma boa estrutura física é fundamental para melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

Dentre as principais modificações, está o preenchimento das grades de proteção com concreto, reforma da parte elétrica, hidrosanitária e pavimentação, além do novo modelo de camas que serão beliches com concreto diminuindo, por questão de segurança, a presença do ferro na unidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.