Governo e servidores fazem reunião da mesa de negociação permanente
Os representantes do Governo do Estado e dos servidores estaduais da Mesa de Negociação Permanente vão se reunir na próxima terça-feira, 22, para apresentar os resultados das reuniões das mesas de setoriais de negociação. Estes resultados das reuniões entre servidores e representantes do Governo de cada área específica serão consolidados e passados ao governador Marcelo Déda na próxima semana, para que sejam analisados o percentual de reajuste e as reivindicações de cada categoria.
Este foi o principal resultado da reunião da Mesa de Negociação Permanente realizada na segunda-feira, 14. As discussões, que começaram às 17h30min, acabaram perto da meia-noite.
Inicialmente, foi avaliado o funcionamento das mesas setoriais instaladas em cada secretaria. Cada categoria teve a oportunidade de aprofundar as discussões inerentes à mesma. A primeira mesa setorial a ter seus debates apresentados foi a da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O secretário adjunto da pasta, Fernando Marcelino, falou sobre os 20 itens de reivindicação apresentados pelos três representantes dos servidores fazendários (ASTA, Sindifisco e Sindat).
Pela Secretaria de Segurança Pública, o próprio secretário Kércio Pinto apresentou os encaminhamentos que estão sendo adotados na sua pasta. Durante a reunião, ficou acordado que na SSP haverá o desdobramento da mesa setorial em duas, uma que cuidará especificamente das questões inerentes à Polícia Militar e outra que cuidará dos servidores civis, entre eles os policiais civis, médicos legistas, servidores administrativos, peritos e delegados.
O secretário da Fazenda, Nilson Lima, que coordena a Mesa de Negociação Permanente, apresentou uma proposta, acatada pelos representantes da SSP, para que fossem aprofundadas, pelos representantes do Governo, as questões inerentes à situação salarial da Polícia Militar.
Avanços
Uma das categorias que mais avançou nas discussões foi a que abrange os médicos do Ipesaúde. Durante as negociações setoriais, eles apresentaram suas reivindicações ao secretário de Administração, Jorge Alberto, e os representantes da Secretaria de Administração fizeram uma contraproposta, que será encaminhada ao governador Marcelo Déda para avaliação.
Outro avanço se deu na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Durante a reunião, os agentes penitenciários informaram que estavam suspendendo o movimento de paralisação das suas atividades em comum acordo com a Sejuc, já que as discussões vão continuar na mesa setorial.
Educação
Os professores, através do Sintese, apresentaram as reivindicações da categoria e solicitaram informações financeiras sobre o Fundeb. Eles solicitaram à Mesa de Negociação Permanente o encaminhamento destes pontos, que devem ser debatidos na mesa setorial da Secretaria de Educação.
Ainda durante a reunião desta segunda-feira, foi aprovado o parecer emitido verbalmente pelo presidente do Sintese, Joel Almeida, para o ingresso do Sindicato dos Fisioterapeutas na Mesa de Negociação Permanente.
Solicitações
Uma questão inerente ao funcionamento da Mesa foi a solicitação, por parte do Sindicato dos Jornalistas, para que fosse instalada a mesa setorial da categoria, para viabilizar as discussões entre o Sindijor e o Estado, através da Secretaria de Comunição.
Outro item da pauta foi a estratificação da folha de pagamento dos servidores públicos. O secretário da Administração, Jorge Alberto, vai apresentar os dados na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente.
Quanto à apresentação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, das questões envolvendo as Fundações, criadas através de leis aprovadas na Assembléia Legislativa, o secretário Nilson Lima apresentou ofício da secretária adjunta da pasta solicitando o adiamento, em decorrência da viagem a trabalho do secretário Rogério Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]