Governo e Sebrae homenageam artesãos com workshop de qualificação
O Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e do Trabalho (Setrab), está realizando em parceria com o Sebrae nesta segunda-feira, 19, o II Workshop do Artesanato.
O evento comemora o Dia do Artesão, celebrado hoje, e acontece durante todo o dia em Aracaju, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease para discutir e avaliar metas, além de traçar estratégias para garantir a comercialização e difusão do artesanato produzido em Sergipe.
Para a secretária interina do Trabalho, Maria Luci Silva, homenagear os artesãos e qualificá-los gera emprego e renda, mas também valoriza a cultura do povo sergipano. “Todo trabalho desenvolvido com as referências locais é importante para reafirmar a identidade de uma população”, frisou.
Luci, que também é secretária adjunta de Inclusão Social, destacou a elaboração do Edital 2012 de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda, realizado pelo Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Já estamos nos organizando para abrir um novo edital em 2012 e a participação de vocês é muito importante”, alertou.
A gerente geral das Atividades do Artesanato da Setrab, Mônica Mambrini, reforçou o anúncio dizendo que o edital 2012 de APLs é uma excelente oportunidade para os artesãos sergipanos. “No ano passado nenhuma associação ou cooperativa de artesãos foi contemplada por conta de questões documentais. Vamos trabalhar para evitar isto este ano”.
Para Marta Amaral, diretora do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na orla de Atalaia, o dia é de celebração não apenas pela por ser dedicado ao profissional do artesanato, mas pelo trabalho conjunto realizado entre os órgãos que atendem a este público. “Com essa iniciativa, quem ganha é o artesanato sergipano e o povo de Sergipe”.
Com relação ao artesanato sergipano, um dos setores fundamentais para a constituição da identidade cultural do povo do estado, uma vez que simboliza um retrato da riqueza cultural e popular de Sergipe,
A gestora da área de artesanato do Sebrae, Vânia Alzira Rodrigues, destacou que a parceria entre o Governo do Estado, através da Seides e Setrab, tem grande representatividade. “Nossos artesãos precisam muito desse apoio para colocar seus produtos no mercado com competitividade e organização”.
Atenta à programação do II Workshop do Artesanato, a artesã do município de Santa Rosa de Lima, Valdelice Dias, que está no ramo há mais de um ano e faz parte da Associação Canabravence de Artesãs ‘Mãos que Trabalham’, disse estar satisfeita. “Este dia de estudo e homenagens é um reconhecimento útil e bonito aos artesãos sergipanos”.
Credenciamento de artesãos
Atualmente a Secretaria de Estado do Trabalho possui 3.277 artesãos credenciados. Para a efetivação do credenciamento, são necessários os documentos pessoais do aspirante, além da submissão a um teste que irá avaliar o desempenho e as habilidades do candidato.
A avaliação consiste em confeccionar uma peça na presença de profissionais técnicos. Caso o candidato seja aprovado, adquire benefícios como a participação gratuita em eventos e a isenção no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e Sebrae homenageam artesãos com workshop de qualificação – Fotos: Ascom/Inclusão