Governo e parceiros vão intensificar enfrentamento ao trabalho infantil
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participou no fim da tarde desta segunda-feira, 27, de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho. O objetivo é articular ações conjuntas para combater o trabalho infantil em Sergipe.
O encontro aconteceu no gabinete da superintendente do Trabalho, Celuta Krauss, e contou com a representação de outros órgãos engajados no enfretamento ao trabalho infantil.
“Certamente com o trabalho dessa rede voltado para o mesmo foco, conseguiremos realizar um leque de ações para reduzir os índices de trabalho infantil no estado, principalmente se trabalharmos na prevenção desses casos. A partir de hoje vamos começar a desenhar um plano de ação com os órgãos envolvidos”, ressaltou Eliane Aquino.
A superintendente do Trabalho, Celuta Krauss, relatou a importância do encontro. “A reunião é fundamental para estruturarmos uma importante parceria entre Ministério Público do Trabalho, Estado e a Superintendência. Nossa intenção é montar uma ação conjunta, articulada, para realizar um diagnóstico sobre o assunto em Sergipe e, a partir daí, aperfeiçoar ainda mais as formas de combate ao trabalho infantil. Sabemos que será um processo árduo, mas trabalhando em rede conseguiremos resultados exitosos”, destacou a superintendente.
Uma das perspectivas apontadas é inserir os adolescentes que estão em trabalhos insalubres e informais em cursos de qualificação profissional.
“Vamos estudar as formas de integrar esses jovens nos cursos profissionalizantes que contratamos através do sistema S”, assegurou a secretária de Estado.
O Procurador do Trabalho, Raymundo Lima Ribeiro Junior, ressaltou a importância das políticas públicas para reduzir os atuais índices. “É fundamental a garantia de políticas que assegurem uma qualidade de vida para essas crianças e adolescentes. A começar pela estrutura do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), nos municípios sergipanos”.
Durante esta primeira reunião ficou acertado que será realizado um diagnóstico das principais localidades que apresentam as piores formas de exploração trabalhista infantil em Sergipe. Os prefeitos dessas cidades participarão de uma reunião conduzida pelo grupo de trabalho para dialogar sobre as maneiras de reduzir essa realidade.
Também participaram do encontro o secretário de Estado do Trabalho, José Lauro Seixas, os auditores do Trabalho, Antônio Correa Sobrinho e Roberto Borges, a coordenadora estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Maria de Fátima Leite e a assistente social da Seides, Marli Silveira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e parceiros vão intensificar enfrentamento ao trabalho infantil –