Governo e Oi assinam contrato para instalação do novo 190
O Governo do Estado dá mais um grande e inédito passo rumo à modernização da segurança pública e da educação em Sergipe. O governador Marcelo Déda e o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, assinaram nesta quinta-feira, 3, no auditório do Palácio dos Despachos, contratos que prevêem a implantação de um novo sistema de atendimento pelo 190 e do Programa Banda Larga nas Escolas, elaborado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com as operadoras de telecomunicações.
Batizado de Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o novo 190 conta com um mecanismo mais ágil de gerenciamento de ocorrências e de encaminhamento de policiais para o local das ligações. O serviço irá integrar, monitorar e orientar a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros no atendimento de chamadas de emergência, direcionando as ações no menor espaço de tempo possível. Com a ação, o Governo de Sergipe investe na melhoria da segurança pública quase R$ 8 milhões.
Segundo o governador, a implantação do Ciosp faz parte de um processo de verdadeiro choque de tecnologia de ponta na administração. "Esse é mais um movimento de fortalecimento e de avanço tecnológico da nossa segurança pública, tanto da Polícia Militar, quanto Técnica, Civil e do Corpo de Bombeiros. Assinamos com a Oi um programa que vai implicar num investimento em tecnologia da informação similar ao do Rio de Janeiro utilizado para os Jogos Pan-Americanos do ano passado", informou.
De acordo com Marcelo Déda, a existência desse serviço pioneiro valorizará o trabalho da polícia e vai oferecer resultados melhores à população. "Estamos criando um novo 190, que melhorará a resposta da polícia às denúncias e às solicitações da sociedade, controlando com racionalidade a frota de veículos, os recursos disponíveis da polícia e permitindo uma atuação mais ágil e eficiente e com as ferramentas adequadas ao combate à criminalidade", comentou.
Sergipe é o segundo Estado do país a implantar um sistema como esse. O primeiro foi o Rio de Janeiro, devido à realização dos Jogos Pan-Americanos. "Essa é mais uma demonstração de que Sergipe está muito à frente do seu tempo, principalmente com o que estamos vendo Brasil afora. Nesse momento o seu estado se torna pioneiro e isso revela uma visão estratégica bastante grande", disse o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.
Funcionamento
O Ciosp irá possibilitar atendimento imediato para o cidadão. Após discar 190, o cidadão terá sua chamada encaminhada a uma central especialmente preparada para o atendimento de emergências. Utilizando a mais moderna tecnologia, o sistema identificará o endereço do chamado e o visualizará, num mapa, bem como as viaturas policiais mais próximas do local da ocorrência, em tempo real.
"Hoje, o 190 não consegue atender à demanda. A ligação acontece e não sabemos qual unidade está mais próxima daquele local. Não temos condições de antecipar ou evitar os crimes. Com o sistema, vamos diminuir para no máximo dois minutos o atendimento da policia à população. Com o uso do georeferenciamento, vamos diminuir os esforços e agilizar o atendimento", esclareceu o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto.
A central atenderá todo tipo de emergências, tanto policiais, quanto do Corpo de Bombeiros, atuando de forma centralizada. Outra vantagem é que o serviço trará mais recursos para gerir o comportamento do crime na Grande Aracaju.
O sistema vai funcionar como banco de dados, centralizando as informações que serão úteis para planejamentos e ações futuras de prevenção e combate à criminalidade. Ele irá acompanhar, registrar e controlar o atendimento e despacho das ocorrências emergenciais na área de segurança e ainda subsidiará a SSP com dados para a realização de operações de prevenção nas áreas críticas.
No novo 190 também será instalada a central de monitoramento do centro comercial de Aracaju e de diversos bairros da capital, bem como estará interligado com os postos de fiscalização da Companhia de Policial Rodoviária Estadual.
O serviço vai funcionar em um prédio cedido pelo Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), na Avenida Maranhão, que já passou por todo o processo de reforma e adequação para o seu funcionamento. Só neste complexo policial, o Governo investiu R$ 409.908,84, com as reformas e aquisição de material elétrico e lógico. Irão trabalhar no prédio 16 atendente e oito despachantes.
"Estarão todos trabalhando integrados 24 horas. Com isso poderemos também diminuir a quantidade de trotes, já que a origem das ligações também será identificada", acrescentou Kércio Pinto. A perspectiva é que o sistema comece a funcionar em dezembro desse ano.
Presenças
Acompanharam a solenidade a executiva de Relações Institucionais da Oi, Miriam Nunes, o superintendente da Polícia Federal em Sergipe, Paulo Bezerra, os secretários de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, da Educação, José Fernandes de Lima, da Articulação Política, Jorge Araújo, da Administração, Jorge Alberto, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, da Cultura, Luís Alberto dos Santos, o diretor do COPE, Marcelo Cardoso, o comandante do Batalhão de Choque, major Rollemberg, o delegado Jeferson Pires, representante do superintendente da Polícia Civil, os comandantes da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, e do Corpo de Bombeiro, coronel Reginaldo Moura, e o diretor da Cehop, João Hora Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e Oi assinam contrato para instalação do novo 190 – Foto: Márcio Dantas/ASN