[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um acordo histórico que consolida um novo momento de desenvolvimento na área de tecnologia da informação e inclusão digital em Sergipe. Esse é o principal significado do protocolo de intenções assinados pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório do Palácio dos Despachos, em Aracaju. Entre as diversas parcerias propostas entre Governo de Sergipe e a Microsoft estão a criação do Centro de Inovação em parceria com Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), cursos de formação digital para a rede pública estadual, a doação de softwares para organizações não governamentais e a instalação de um laboratório de Interoperabilidade com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

"Estas parcerias representam um momento extremamente importante para o desenvolvimento do Estado de Sergipe. A utilização das inovações das tecnologias da informação e a inclusão digital estão entre as nossas prioridades dentro do projeto para estimular um ambiente favorável à geração de emprego, renda, empreendedorismo e inclusão social em Sergipe", declarou o governador.

Estímulo à inovação, fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de softwares e capacitação de professores e alunos para o ensino profissional foram elencados pelo presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, como os principais pilares das diversas parcerias entre os projetos de governo e o Potencial Ilimitado, desenvolvido pela Microsoft.

"Iniciativas como estas, que aliam cidadania e tecnologia, criam condições para que Sergipe possa continuar atraindo empresas de capital intelectual para consolidar suas vocações econômicas, através da educação e da inovação", avaliou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

Durante a solenidade, o governador Marcelo Déda destacou a criação do Centro de Inovação de Sergipe, fruto da parceria, como um importante instrumento de fortalecimento do Sergipe Parque Tecnológico. "Essas tecnologias de informação vão ajudar na consolidação do Sergipetec, através da inovação em biotecnologia, da cadeia de petróleo e gás, e da formação de empresas de TI, especialmente na produção de softwares que multipliquem o ecossistema digital, o empreendedorismo e a geração de renda", afirmou o governador.

Cenário favorável

A segunda grande parceria do protocolo de intenções prevê a instalação de um laboratório de Interoperabilidade com a Universidade Federal de Sergipe e o Sergipetec. O objetivo desse laboratório é desenvolver projetos focados na co-existência entre a plataforma Microsoft e soluções de código aberto.

De acordo com Marcelo Déda, o Governo do Estado vai continuar a ter uma política aberta para estimular parcerias importantes com empresas de TI que estudem novas formas para agilizar e universalizar programas que criem oportunidades de acesso digital.

"Sergipe tem um cenário bastante favorável para estimular a presença de empresas de TI em nosso Estado. Primeiro porque reúne uma massa crítica que oferece possibilidades de inovação, segundo porque a cultura digital já está incorporada na visão de Governo e terceiro porque temos as condições para construir modelos educacionais que tenham a utilização das tecnologias da informação como elementos básicos desse projeto", explicou Déda.

Parcerias

Entre as parcerias, o programa de formação Aluno Monitor vai beneficiar estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual, através da formação em conceitos básicos de tecnologia, da capacitação para o gerenciamento do laboratório de informática das escolas e da multiplicação dos conhecimentos de TI. Nas escolas em que o programa for implantado, os professores serão capacitados para atuar na formação dos alunos monitores que serão os futuros professores locais do Programa. 

Os alunos das escolas estaduais poderão ter acesso, gratuitamente, a um e-mail com domínio a ser definido pelo Estado por meio da implementação da solução Windows Live@edu, que oferece serviços de comunicação baseados no Windows Live Hotmail gratuitamente para alunos, ex-alunos, professores e funcionários.

A Microsoft também se compromete a apoiar a capacitação de professores de Tecnologia da Informação de Escolas Técnicas e Universidades públicas e privadas por meio dos seus programas acadêmicos. O treinamento de jovens dos ensinos médio e superior na carreira de Tecnologia da Informação por meio do programa Students to Business – S2B também será intensificado.  O acordo também prevê a capacitação pela empresa de instrutores dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTs) e Telecentros de todo o Estado.

Também para o público jovem, a empresa vai realizar uma seletiva estadual da Imagine Cup, tida como a Copa do Mundo da Computação entre os alunos das escolas públicas e privadas do Estado. Por meio dessa competição, a Microsoft trabalha em parceria com a comunidade acadêmica mundial para encorajar a inovação na indústria de tecnologia.

Doação de softwares

O protocolo também incluiu a doação de softwares Microsoft para Organizações Não Governamentais parceiras do Estado, a fim de que sejam utilizados em projetos de inclusão digital, e de software para laboratórios, professores e alunos dos cursos de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design de acordo com os termos do MSDN Academic Alliance, programa voltado para a área acadêmica que inclui a plataforma Microsoft, servidores e ferramentas de desenvolvimento.

Todo o conjunto de software pode ser instalado em todas as máquinas do laboratório de computação do departamento participante, sem limite de quantidade, desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa.

O Estado ainda terá à disposição uma consultoria da Universidade de Berkeley – HAAS School of Business, com o intuito de incentivar Projetos de Empreendedorismo Tecnológico em Sergipe. A intenção do projeto é, além de oferecer treinamentos presenciais dados pela equipe de Berkeley para os professores de matérias nas áreas tecnológicas (engenharias, computação, matemática, física, biologia, farmácia, etc.), a criação de um material gratuito de uso público para curso de empreendedorismo nessas áreas, que poderá ser utilizado como grade curricular por universidades públicas ou órgãos determinados pelo próprio governo estadual.

Presenças

Participaram da solenidade o líder do Governo na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Francisco Gualberto, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o diretor de Assuntos Corporativos da Microsoft Brasil, Alfredo Miguel Neto, o representante da Microsoft em Sergipe, Carlos Bastos e o reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchôa.

Também estiveram presentes o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet em Sergipe, Wiliam Francisco Alves, o coordenador dos cursos de Informática da Fanese, Ricardo Torres, e o presidente do Banese, João Andrade.

Entre os secretários de Estado estavam na solenidade o da Educação, José Fernandes Lima, o do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, o da Casa Civil, Oliveira Júnior, a da Comunicação Social, Eloísa Galdino, o de Esporte e Lazer, Léo Filho, e o de Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.