[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), vai estabelecer uma agenda de parcerias com a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE). Os projetos, ligados à agricultura familiar, foram discutidos numa reunião entre o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, e o gerente geral da Fafen, Rosildo Silva, na segunda-feira, 25, na sede da Fafen, em Laranjeiras. Entre os pontos a serem implementados estão ações conjuntas na produção e multiplicação de sementes de milho e feijão.

A expansão de campos de cultivo da mandioca e a implantação de unidades de demonstração para experimentos agrícolas, agregadas às ações nos perímetros irrigados, também fizeram parte da pauta de discussão entre Seagri e Fafen. Com a ampliação da produção de mandioca, o Governo quer passar das 14 toneladas por hectare conseguidas atualmente em Sergipe, para 70 toneladas por hectare.

"É necessário que exista um planejamento produtivo orientado, atrelado à absorção do mercado, para a sustentabilidade do meio rural. Num governo de mudanças é importante não apenas subsistir, mas também obter ganhos reais da produção comercializada a preços justos", afirmou o secretário da Agricultura, Paulo Viana. No encontro, também ficou definido que novas reuniões serão marcadas para construir uma planilha detalhada de novas parcerias, que inclui a difusão de tecnologia no uso da uréia na agricultura e na pecuária.

Atualmente a Fafen/SE tem uma capacidade anual de produção de 650 mil toneladas de uréia, o equivalente a 350 milhões dólares por ano. A previsão do gerente geral, Rosildo Silva, é que, com a ampliação da fábrica, essa produção dobre nos próximos cinco anos.

Também participaram da reunião o superintendente da Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Antônio Viana Filho, os diretores do Departamento de Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro), Vander Costa e Antonio Bernardo Lima, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), Jéferson Feitosa, e a diretora de Sanidade Animal e Vegetal do Deagro, Salete Dezen.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.