[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, e a adjunta, Maria Luci Silva, reuniram-se nesta quarta-feira, 8, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus) para conhecer e ajustar o plano de ação da entidade às necessidades do projeto “Feiras de Agricultura Familiar”.

O Icoderus é o gestor dos equipamentos doados pelo Estado ao projeto e, durante o encontro, Eliane Aquino reforçou o interesse em trabalhar com os pequenos agricultores. “Nosso foco é atender aos pequenos produtores que precisam de capacitação e assistência técnica, portanto, antes que qualquer decisão seja tomada, temos que ter certeza de que a Icoderus priorizou isso em sua linha de ação”, disse.

O próximo encontro vai contar com a participação de técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Para o delegado do Desenvolvimento Agrário em Sergipe pelo MDA, Adailton dos Santos, a reunião permitiu o avanço na efetivação do plano de ação e  continuidade das atividades previstas. “Esse encontro caracterizou ainda mais a participação do Icoderus dentro do projeto, como uma assistência técnica qualificada para comercialização e não para a produção. Vamos buscar parcerias com a Emdagro e Cohidro na parte de produção, para que a gente possa organizar melhor as feiras”, frisou.

Segundo Heleonora Cerqueira, diretora do Departamento de Renda e de Cidadania (DRC), é preciso envolver nas feiras outros parceiros de dentro e de fora Governo. “A cada momento de desenrolar do projeto percebemos o quanto ele ainda pode crescer se tiver mais parceiros. Essa reunião de hoje foi muito importante na definição da nossa caminhada em 2012, uma vez que nossa meta é implantar as feiras em 14 municípios”. 

Animado com o resultado da reunião, José Joelito Costa, presidente da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar (Centrafes) e representante da Icoderus, destacou a importância de dar transparência ao processo.  “Além disso, iremos solicitar parcerias com instituições porque, se não houver um trabalho em grupo, não iremos conseguir executar o projeto a contento”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.