Governo e CDL discutem absorção de mão-de-obra qualificada pelo Estado
Para ampliar o desenvolvimento da política de qualificação nos 75 municípios, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) participou nesta quinta-feira, 24, de uma reunião com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL/SE), que incluiu 19 CDLs territoriais de todo o estado.
Segundo o presidente da FCDL, Gilson Figueiredo, a reunião ordinária serviu para socializar o projeto estadual de inclusão produtiva para quem busca o primeiro emprego. “Como a CDL congrega maior número de lojistas, fica muito mais fácil, nas necessidades, buscar no banco de dados da Secretaria pessoas qualificadas. Portanto, a ideia é juntar a necessidade do comércio com a qualificação ofertada pelo Estado, é excelente”, avaliou.
A diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira, destacou que a capacitação profissional alinhada à demanda apontada pelas entidades empresariais é uma determinação da secretária de Estado da Inclusão Social.
“A CDL pode atuar de duas formas centrais: a primeira é apontar a demanda como, por exemplo, na área do comércio, para que possamos atende ao nosso público prioritário inserido no Cadastro Único e que tem baixíssima renda e escolaridade. A segunda é a própria CDL se tornar um parceiro para absorver essa mão-de-obra que vamos qualificar”, explicou Heleonora.
O acesso do trabalhador no primeiro emprego também foi discutido na reunião. “Hoje o grande problema dos jovens é exatamente a primeira oportunidade de trabalho e nossa meta é sensibilizar cada vez mais o empresariado, porque não se pode exigir experiência se for dada ao jovem a oportunidade de aprender. A experiência só se adquire com a prática”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo e CDL discutem absorção de mãodeobra qualificada pelo Estado – Fotos: Edinah Mary/Seides