[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, participou nesta terça-feira, 18, da abertura do curso de capacitação para utilização do novo sistema de cadastramento do Cadastro Único para programas sociais. A nova versão do sistema deixa de atuar offline e ganha agora status online, o que vai oferecer mais agilidade no envio de informações para o Governo Federal.

As capacitações seguem até o dia 9 de fevereiro e têm duração de dois dias para cada turma. O curso, promovido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal, é destinado para os técnicos municipais e estaduais que trabalham com a operacionalização do programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O objetivo é ampliar o acesso da população mais necessitada às políticas públicas e aos serviços essenciais.

A secretária Eliane Aquino destacou a importante missão dos cadastradores que recebem a capacitação. “Cada cadastrador presente neste curso tem o papel fundamental de replicar em seu município as informações adquiridas. Com esse novo sistema, pretendemos acabar com a multiplicidade dos cadastros para fortalecer a inclusão e o desenvolvimento social”, explicou.

Ainda de acordo com ela, o sistema do Cadastro Único deve continuar funcionando de forma aberta, transparente e operante. “Contamos com o trabalho dos cadastradores para encontrar aquelas pessoas que ainda são consideradas ‘invisíveis’, por não possuírem documentos. Temos que tirar essas pessoas da ‘escuridão’ e fazer com que sejam cadastradas”, destacou a secretária.

De acordo com Luciano Azevedo Pimentel, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Sergipe, a nova versão do CadÚnico vai resolver os problemas do sistema antigo. “O programa já foi testado em alguns municípios e marca a melhora no atendimento aos beneficiários do CadÚnico”, informo, ao ressaltar a preocupação da Caixa com o fácil manuseio dos sistemas, a oferta de profissionais qualificados para os cursos de formação, e a prestação do melhor atendimento possível aos cidadãos.

Vantagens

Segundo coordenador estadual do CadÚnico, José Carlos Ferreira Passos, o novo sistema irá agilizar o processo de transmissão de dados dos beneficiários ao MDS. “Atualmente, o sistema do CadÚnico é offline, ou seja, o município cadastra o beneficiário, em seguida envia o arquivo para Caixa, que por sua vez analisa e transfere para a base do MDS. A partir da implantação do sistema online, cujo apicativo deve começar a ser executado em até 30 dias, o município vai trabalhar direto com a base do MDS”, detalhou o coordenador.

A Caixa promove uma capacitação a cada mudança de versão do Cadastro Único, que foi implantado em 2001 e vem sendo aperfeiçoado desde então para o mapeamento das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todos os municípios do país. Para o cadastrador do município de Canindé de São Francisco, Adalberto Feitosa Silva, o sistema online é o aplicativo desejado por todos os operadores municipais. “Esse novo sistema vai trazer mais agilidade e evitar de forma mais eficaz a duplicidade de cadastros”, avaliou Adalberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.