[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo de Sergipe, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e o Banco do Nordeste (BNB) para o fomento à ciência, tecnologia e inovação, técnicos da instituição foram recebidos na tarde de terça-feira, 20, pelo secretário Jorge Santana, para definir os detalhes da cooperação. O termo assinado no mês passado na sede da instituição financeira, em Fortaleza, estabelece parcerias através de editais conjuntos, para concessão de bolsas de mestrado e doutorado em áreas de interesse comum, além da realização de investimentos em incubadoras e empresas de base tecnológica sediadas no Estado.

Serão disponibilizados pelo BNB recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), cujo montante para 2008 atinge a cifra de R$ 12 milhões, de acordo com os projetos a serem apresentados pelos Estados. O Fundeci dá apoio financeiro a projetos de pesquisa e difusão tecnológica para o desenvolvimento dos setores econômicos do Nordeste. De acordo com o termo de cooperação, fica determinado que os estados devem elaborar e apresentar ao BNB propostas técnicas, dentro dos padrões exigidos pela instituição. Caberá ao banco analisar as propostas apresentadas e emitir parecer. As formalizações finais das propostas ficarão condicionadas à aprovação conjunta pelas equipes técnicas do BNB e dos Estados e à disponibilidade de recursos.

"Viemos hoje a Sergipe discutir a operacionalização dessa parceria. O próximo passo será definir as atividades e os critérios de seleção para a pesquisa e difusão tecnológica, a fim de apoiar iniciativas que sejam de interesse do governo e do banco", disse José Narciso Sobrinho, gerente do ambiente de apoio aos fundos de desenvolvimento científico e tecnológico do BNB. De acordo com ele, no próximo dia 10 de junho está agendada uma nova reunião na sede da instituição, em Fortaleza, para o detalhamento dos editais que serão lançados em seguida.

Para o secretário Jorge Santana a parceria com o BNB tem um significado especial porque passa a considerar os interesses e as prioridades estratégicas dos Estados na aplicação dos recursos do Fundeci.

"Vamos definir os temas estratégicos para Sergipe, priorizando as bolsas de mestrado e doutorado e a realização de pesquisas, ficando sinalizada a aplicação, ainda este ano, de um montante de R$ 1 milhão dentro dessa parceria", observou o secretário.

O encontrou contou com a presença do superintendente do BNB em Sergipe, Antônio César de Santana, dos dirigentes da Fapitec, Ricardo Santana, do ITPS, José do Patrocínio, e do SergipeTec, José Teófilo de Miranda, além de técnicos do banco e dos órgãos estaduais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.