[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com a Cooperativa de Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafi), realizou nesta quarta-feira, 10, no município de Indiaroba, seminário com o tema ‘Agricultura Familiar: citricultura, diversificação e mercados’. O objetivo foi identificar linhas de cultivo que possam ser utilizadas para a diversificação de culturas no ambiente de produção citrícola.

Preocupada com a crise internacional que se abateu sobre o mercado da laranja, a Emdagro busca formas de reduzir seu impacto através da possibilidade da aquisição de produtos pelos programas voltados para melhorar as condições de comercialização da agricultura familiar e da reforma agrária. “A crise da laranja é inevitável, até porque ela é internacional e não depende de nós. Entretanto, o papel de uma empresa de assistência técnica e extensão rural é buscar alternativas que suavizem o seu impacto sobre os agricultores familiares através da diversificação de culturas”, afirma o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa de Carvalho.

Na ocasião, ele ressaltou o papel do evento dentro das ações desenvolvidas pela Emdagro, entidades representativas de agricultores e poder público municipal para a análise de propostas de desenvolvimento da citricultura. “Além da diversificação, discutimos também a transferência de tecnologia e pesquisa da assistência técnica para os assentados”, diz, acrescentando que há iniciativas catalogadas pela empresa no cultivo de pimenta do reino, cacau, cupuaçu e açaí, produtos estes nobres no mercado de sucos.

“O Estado de Sergipe, através da Emdagro, vem buscando firmar convênios com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira  (Ceplac), na Bahia, para o intercambio de pesquisas e tecnologias voltadas para a cultura do cacau. Nós realizamos uma visita no final do ano passado e levamos, além de técnicos, agricultores da região citrícola do Estado para conhecerem in loco o trabalho que já vem sendo realizado por lá”, completa o presidente Jefferson.

Assistência

O presidente aproveitou para anunciar o que vem sendo investido pelo Governo de Sergipe nas áreas de assistência técnica e extensão rural. “Além da aquisição de quase 200 veículos, a administração estadual vem investido na construção e recuperação dos escritórios locais da Emdagro, na reforma do centro de treinamento de Boquim, da base física de Riachão do Dantas, aquisição de equipamentos de informática e muitas outras obras. Com esse volume de investimento, o governador Marcelo Déda demonstra mais uma vez a sua preocupação com a agricultura em Sergipe, especialmente a familiar”, observa Jefferson.

Segundo o diretor de Ação Fundiária da Emdagro, Bernardo Lima, a instituição participou do evento discutindo todas as questões, propostas e sugestões dos agricultores. “Apresentamos o esboço geral de um programa de valorização das terras úmidas que possibilite um maior racionamento dos recursos fundiários. Dessa forma, tentamos inverter o atual esquema dominante na utilização de terras, que atualmente privilegiam os solos mais distantes dos recursos hídricos em detrimento daqueles que se encontram próximos destes”, destaca.

Preocupação

Adinaldo do Nascimento Santos, presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares de Indiaroba e Região (Cooperafi), ressaltou a preocupação do Governo do Estado com as questões relacionadas à citricultura. “Não se pode negar que o Governo, através da Emdagro, vem manifestando uma enorme preocupação pela crise que se instalou na citricultura em Sergipe Por isso, apoiamos e acreditamos que a diversificação é um elemento que deve se consolidar com mais força para vencermos a crise”, diz.

Após parabenizar a iniciativa da Emdagro pela realização do seminário, a prefeita de Arauá, Ana Helena Andrade Costa, assumiu o compromisso com os agricultores. “O meu compromisso enquanto prefeita será o de inserir na merenda escolar os produtos oriundos da agricultura familiar”, conclui.

Opinião semelhante tem o prefeito de Indiaroba, João Eduardo Mendonça, que ressaltou o avanço na agricultura familiar nos Governos Federal e Estadual. “Devemos reconhecer o avanço da agricultura familiar. O compromisso que essas administrações tiveram com o homem do campo fez com que a agricultura se desenvolvesse”, reforça João Eduardo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.