Governo do Estado vai restaurar igreja tombada em Carmópolis
A equipe técnica da Subsecretaria de Patrimônio Histórico Cultural (Subpac) voltou nessa quinta-feira, 2, à Igreja Nossa Senhora Sant’Anna do Massacará, monumento tombado pelo Governo do Estado em Carmópolis, para uma nova visita à igreja secular e entregar relatório de vistoria à prefeita Esmeralda Mara Silva Cruz. O objetivo é formalizar parceria com a prefeitura para realização de obras de reforma física e de restauração do imóvel.
A inspeção foi realizada em abril deste ano pela coordenadoria de Preservação da Subpac, subsecretaria vinculada à Casa Civil. No relatório, a equipe técnica recomendou elaboração de projetos de restauração física, elétrica, imunização contra pragas e dos bens móveis e elementos artísticos.
Segundo a coordenadora de preservação, Ana Sobral, o imóvel é um dos mais expressivos da arquitetura religiosa do século XIX com grande valor histórico e que preserva suas características. Embora em condições precárias, a igreja ainda serve à comunidade e guarda restos mortais de várias personalidades públicas ilustres, como ex-governador Leandro Maciel e familiares.
A edificação religiosa do século XIX fica no povoado Aguada, próximo à sede da cidade, em propriedade particular. Foi tombada pelo Governo do Estado em setembro de 1994 e mantém a tradição de receber peregrinos e devotos de Carmópolis e de municípios vizinhos.
Inspeções freqüentes
O secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, ressaltou que a Subpac vem realizando diversas inspeções em bens tombados pelo governo estadual para assegurar a preservação desses imóveis. “A memória histórica e cultural de Sergipe é preservada no governo Marcelo Déda”, enfatizou.
Essa mensagem foi levada pelo subsecretário de Patrimônio Histórico Cultural, Luiz Alberto e à prefeita de Carmópolis. “Em conversa com o secretário Jorge Alberto, ele nos autorizou a buscar as prefeituras de cidades com bens tombados para encontrar formas de preservação e proteção, bem como, tornar esses locais, pontos de visitação turística e de estudantes”, disse Luíz Alberto Santos, ao entregar relatório de inspeção à prefeita Esmeralda.
Legislação
Ele lembrou da legislação estadual que trata do patrimônio artístico cultural e que estabelece normas a sanções para proprietários e gestores que descuidarem de bens tombados. A Subpac vem visitando municípios que têm edificações registradas em livro de tombo para fazer o alerta e buscar mecanismos de proteção de forma conjunta.
Ainda durante o encontro, o subsecretário informou à chefe do executivo de Carmópolis que a Subpac pode, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Seinfra) e da Cehop, fazer os projetos de restauração, bem como proceder o acompanhamento e fiscalização de toda a obra. Outras formas de parcerias serão analisadas após a conclusão dos projetos.
Expectativas
Esmeralda ouviu as orientações e sugestões passadas pela equipe da Subpac e disse estar disposta a fazer o que for necessário para restaurar a igreja. “É muito importante ter essa igreja reformada para atrair visitantes a Carmópolis”, disse. O secretário da cultura de Carmópolis, Alexandre Magalhães, acrescentou que o município já vem buscando informações de como proceder para restaurar o imóvel.
Logo após a visita, o subsecretário, a coordenadora de restauração e a diretora de coordenadorias da Subpac, Sandra Sena, seguiram em direção à Igreja Nossa Senhora Sant’Anna para mais uma visita in loco. O secretário municipal de Cultura também acompanhou a visita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado vai restaurar igreja tombada em Carmópolis – Fotos: Ascom/Casa Civil