Governo do Estado restaura Museu Histórico de São Cristóvão
O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura, iniciará nos próximos dias serviços de restauração no Museu Histórico, localizado no município de São Cristóvão, primeira capital de Sergipe e quarta cidade mais antiga do Brasil. A Construtora Pavibrás será a responsável pela execução da obra orçada em R$ 505.377,77, que atenderá partes fundamentais de uma área construída de 704,89 m².
Os serviços de restauro do Museu, tido como um dos grandes patrimônios históricos da região, serão realizados em pontos principais do imóvel, como telhado, forro, revestimento, piso, instalação hidro-sanitária, elétrica, de combate a incêndio e pintura.
A obra será iniciada logo que a Secretaria de Estado da Cultura terminar de retirar todo o acervo do Museu e acomodá-lo num local adequado e seguro até a conclusão das reformas. Segundo técnicos do Dehop, a proposta da restauração está baseada no valor histórico-cultural da edificação e em função de sua complexidade, deve ficar pronta em quatro meses aproximadamente.
Todos os serviços realizados no local serão acompanhados por técnicos do Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas (Dehop), Projeto Monumenta, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Secretaria de Estado da Cultura.
O Museu Histórico de Sergipe, antes chamado de Palácio Imperial, é uma construção barroca do final do século XVIII. Em 1825 foi comprado e restaurado para ser usado como residência dos Presidentes da Província de Sergipe D’El Rei. Em 1860, hospedou D. Pedro II. Posteriormente. Também abrigou a Câmara Municipal, uma escola e a exatoria.
A instalação do Museu Histórico foi em 1960, a partir de quando passou a abrigar obras da época do Brasil Império, período da formação cultural de Sergipe. O museu também guarda coleções de moedas, cédulas, mapas, telas, condecorações, armas, mobiliários e porcelana, entre outros objetos de valor.
Segundo a coordenadora do Museu em São Cristóvão, Osvaldina Paiva Muniz, a última reforma do patrimônio foi realizada em 18 de março de 1997. Depois dessa data o museu passou um ano fechado para a conclusão das obras, reabrindo em meados de 1998.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]