Governo do Estado investe na compra de 30 novas ambulâncias do Samu
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está comprando 30 ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). São 25 ambulâncias do tipo Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco do tipo Avançado (USA/UTI móvel). O objetivo é a renovação da frota do Samu, de forma específica, dentro do plano de fusão do Samu Sergipe com o Samu Aracaju.
O investimento representa a renovação de 50% da frota e evidencia o compromisso do Governo do Estado com a qualidade da assistência prestada ao usuário, sempre em busca de conforto e segurança. Além disso, o investimento reafirma o compromisso da gestão também em proporcionar as melhores condições de trabalho aos servidores da Saúde, como serve de exemplo a ativação Base Descentralizada do Samu em Capela, que aconteceu na última quinta-feira, 22, e demonstra o resultado concreto do acordo coletivo assinado entre SES e trabalhadores da área.
Habitualmente, a renovação da frota é feita pelo Ministério da Saúde (MS), no entanto, há três meses foi apresentado um pedido de renovação de 30 ambulâncias ao Governo Federal e a informação é de que somente haveria disponibilidade para 2012, mais especificamente por volta de maio ou junho. “Dessa forma, a partir da sensibilidade do governador Marcelo Déda para a necessidade de melhorias no atendimento de urgência e emergência de Sergipe, tivemos a autorização para a aquisição pelo próprio Estado, e a SES, via financiamento, está investimento R$ 4,2 milhões na compra”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães.
Para encurtar o tempo da licitação, a SES aderiu a uma Ata de Registro de Preços da Aeronáutica, e a expectativa é que as ambulâncias prontas, padronizadas nas cores e modelos do Samu, sejam entregues em no máximo 90 dias. O processo tramita como prioridade nas Secretarias do Governo do Estado envolvidas na compra.
Destino da frota
As ambulâncias serão direcionadas para a renovação da frota do Samu, principalmente para a expansão de bases em Aracaju – que passará de uma para quatro bases. “O objetivo é reduzir o tempo-resposta aos chamados de socorro, pois hoje o trânsito na capital atrapalha um pouco a rapidez na chegada das ambulâncias. O nosso compromisso é sempre centrado no cidadão, no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, garante Antonio Carlos Guimarães.
A aquisição foi calculada a partir da necessidade de Sergipe e porque as ambulâncias novas têm vida média maior, com previsão de quatro ou mais anos de utilização. “O estado de Sergipe foi pioneiro no Brasil em conseguir garantir a cobertura de 100% da população por conta das bases georreferenciadas, ou seja, para um determinado números de cidadãos são disponibilizadas um número de ambulâncias USB e USA. Hoje, no interior, temos 36 bases com 14 USA e 37 USB”, esclarece o secretário de Estado da Saúde.
Trotes
O serviço do Samu 192 calcula que 41% dos atendimentos são referentes a acidentes automobilísticos, 24% a gineco-obstétrico, 14% a atendimentos psiquiátricos e 8% a atendimentos neurológicos. Dos acidentes automobilísticos, 50% correspondem a queda de motos, 33% a colisão, 9% a atropelamento e 8% a capotamentos. Para tanto, a SES faz um alerta: a importância da renovação da frota é tão expressiva quanto a importância da conscientização da população acerca da batalha contra os trotes.
“O Samu desenvolve diversas campanhas educativas. Um estudo verificou que o maior número de trotes é proveniente de crianças e adolescentes. É importante que os pais estejam em alerta para orientar seus filhos a respeito do problema que um trote pode ocasionar, pois cada trote pode representar uma vida que deixa de ser salva”, finaliza Antonio Carlos Guimarães.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado investe na compra de 30 novas ambulâncias do Samu – Fotos: Wellington Barreto/SES