[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Valmor Barbosa, juntamente com representantes da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), decidiu que obras de caráter preventivo serão executadas nas margens do rio Ganhamoroba, em Maruim. A medida foi acordada em reunião ocorrida na sede da Seinfra, com a presença do prefeito do município, Gilberto Maynart.
 
A partir desta quarta-feira, 8, o DER executará as ações preventivas referentes ao desassoreamento da calha do rio Ganhamoroba a fim de evitar transbordamentos no período chuvoso. Em maio serão conhecidos os ganhadores das licitações para a construção de uma ponte no bairro Coelho e outro para a reconstrução e contenção das margens do rio com gabião. A construção de uma segunda ponte no bairro Lachês já foi licitada e terá sua ordem de serviço expedida no início do próximo mês.
 
Segundo o prefeito Gilberto Maynart, os procedimentos planejados para Maruim não se restringem às medidas preventivas. “Traçamos um plano de trabalho para amenizar o problema das enchentes até que as obras reestruturantes sejam executadas, já que estas não foram executadas pela insuficiência do prazo”, explicou.
 
Ainda de acordo com Maynart, o debate foi positivo quanto à tomada de providências para o município. “O encontro foi válido e proveitoso. Inclusive, uma equipe irá imediatamente a Maruim analisar a situação para que os trabalhos possam ser iniciados o mais rápido possível. A Seinfra está empenhada em discutir com as pessoas que estão envolvidas com a problemática para melhor resolvê-la”, declarou.
 
O secretário Valmor Barbosa destacou que as medidas a serem executadas são semelhantes às realizadas em 2009, quando o rio suportou bem as chuvas e não transbordou. “A obra não foi concluída porque o prazo dado na época da emergência não foi suficiente para realizar todo o trabalho necessário no rio Ganhamoroba, uma vez que apenas 38 % da contenção foi executada. Situação diferente do município de Estância onde o Governo concluiu e entregou 50 casas com infraestrutura, fez contenção da margem do rio Piauitinga e está nos acabamentos para entregar a Ponte do Bomfim”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.