[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 7, título de propriedade a 50 agricultores familiares. Os trabalhadores rurais passam a ser proprietários dos assentamentos Queimadas, no município de Lagarto, e Bom Jesus, no município de Itaporanga D’Ajuda. Eles foram beneficiados pelo Programa de Crédito Fundiário, parceria entre os governos Federal e de Sergipe. O evento, realizado no auditório da Pronese, foi aberto com uma apresentação folclórica do grupo de pífano Senhor do Bonfim, de Lagarto.

Esteve presente ao ato o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Humberto Oliveira. Ele destacou a gestão de Marcelo Déda como um governo de atitude. "O Governo do Estado apresentou um arrojado plano operativo do Crédito Fundiário para 2007". Segundo Oliveira, o novo governo pretende assentar mil famílias este ano em parceria com o Governo Federal, mais do que foi assentado no governo anterior.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do MDA disse que os prefeitos precisam valorizar o agricultor familiar. "O agricultor é quem dinamiza a economia municipal, é quem faz circular a renda local. Vocês imaginem estes quase R$ 40 milhões que serão aplicados em Sergipe com o assentamento de mil famílias. Todo este dinheiro vai para o município, aquece o comércio, melhora a infra-estrutura e faz circular o dinheiro", afirmou Oliveira. 

Segundo o presidente da Pronese, José Macedo Sobral, a orientação do governador Marcelo Déda é assentar o maior número possível de famílias com qualidade. "Vamos colocar a equipe técnica da Pronese para tornar os assentamentos viáveis. O trabalhador rural precisa da terra, mas precisa também de assistência técnica, precisa comercializar seus produtos, precisa gerar renda, e é com esse objetivo que vamos trabalhar", disse Sobral. A Pronese é a responsável pela implantação do Programa de Crédito Fundiário em Sergipe.

Também presente à solenidade, o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, disse que o título de propriedade das terras é um sonho

Fotos: Janaína Santos/ASN

para os agricultores. "Acreditamos que novos sonhos serão realizados porque Sergipe está vivendo um novo ambiente administrativo, um ambiente favorável à ampliação dessa parceria ente o Governo do Estado e o Governo Federal". Saumíneo acrescentou que o Banco do Nordeste, um dos agentes financeiros do Crédito Fundiário, fará o que for necessário para que o Programa seja realizado com sucesso em Sergipe.A deputada estadual Conceição Vieira, o prefeito de Lagarto, Zezé Rocha, e representantes das secretarias de Estado do Planejamento e da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário e de entidades ligadas aos trabalhadores rurais, como Fetase, Movimento da Luta Camponesa, Associação Um lugar ao Sol e, Movimento de Mulheres (OMIN), participaram do evento.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.