Governo do Estado entrega novas unidades habitacionais em Lagarto
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e a Prefeitura de Lagarto entregaram 24 unidades habitacionais a famílias do povoado Açu Velho e Piçarreira na manhã desta terça-feira, 14.
Durante o ato de entrega, a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, destacou o compromisso do Governo de Sergipe com a população mais necessitada. “O governador Marcelo Déda se preocupa em possibilitar uma melhor qualidade de vida para os sergipanos. A erradicação das casas de taipa é um desses objetivos. Por isso, a Seides trabalha para que a população de Sergipe more em residências dignas”, ressaltou Luci.
Beneficiada com uma casa no povoado Açu Velho, a aposentada Maria Amâncio de Jesus agradece a Deus pela nova moradia. “A minha casa nova foi uma benção de Deus. Morei doze anos em uma casa de barro, convivendo com ratos e baratas. Hoje sou uma pessoa feliz, pois moro em lugar decente”, destacou Maria.
Para o lavrador João Bispo da Conceição, a emoção em estar na nova casa não foi diferente. “Morei a vida toda em uma casa de taipa. Quando era casado, dividia um cômodo com minha mulher e minhas duas filhas. Agora moro em uma casa nova, estou separado, mas muito feliz. Para melhorar, minhas filhas também já estão em suas casinhas. Ninguém mais mora em casa de barro”, relatou João.
A aposentada Maria Salustiana Barbosa, de 72 anos, afirma que com a nova residência só quer viver para cuidar dos netos e ser feliz. “Não tenho mais idade para trabalhar, vontade eu tenho, mas o corpo não permite. Por isso agora quero cuidar dos meus netos dentro da minha casinha e ser feliz para o resto da vida”.
Outros beneficiários
Além destas moradias, a Seides já entregou casas em Maruim, São Francisco e em Tobias Barreto e Laranjeiras, dentro do programa de Erradicação de Habitações Subnormais. Em todo o Estado a Secretaria da Inclusão está construindo 768 casas para erradicar as habitações inadequadas.
Através do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, a Seides desenvolve o programa para realizar a construção de novas unidades habitacionais. No projeto, incluem-se também as melhorias habitacionais, especialmente com a substituição de habitações subnormais (casas de taipa, barracos e palafitas) por novas unidades em alvenaria.
O prefeito de Lagarto, José Valmir Monteiro, lembrou as grandes obras que o Governo de Sergipe tem realizado na cidade. “Além da erradicação das casas de taipa, o Estado tem realizado ótimos investimentos no município de Lagarto, como a reforma da rodoviária, da delegacia, a duplicação da Rodovia Colônia 13 e aprovação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto”, lembrou o prefeito.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo do Estado entrega novas unidades habitacionais em Lagarto – Entrega de casas em Lagarto / Fotos: Edinah Mary/Seides