Governo do Estado cede trator para atividades curriculares de Escola Agrícola
A Escola Técnica Dom José Brandão, de Poço Redondo, recebeu – através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) – um trator cedido pelo Governo do Estado. A chave do veículo foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, à diretora do estabelecimento, Edla Heidy Maia Chagas Silva, na última sexta-feira, 7.
O equipamento foi concebido pelo Governo do Estado através do Termo de Permissão de Uso para utilização no desenvolvimento de atividades na área da escola, que abriga 121 alunos da própria região nos cursos de Técnica Agrícola, Técnica Agroindustrial e Técnica Agropecuária. O evento contou com a presença do prefeito de Poço Redondo e do vice – Frei Enoque Salvador e Roberto Araujo, respectivamente – do deputado federal Iran Barbosa e da deputada estadual Ana Lúcia, além de vereadores, professores e secretários municipais.
Na oportunidade, o secretário Paulo Viana destacou o trabalho do deputado Iran Barbosa no apoio ao meio rural, que através da emenda do orçamento da união conseguiu a disponibilização de recursos, resultando na aquisição de equipamento importantíssimo para atender aos trabalhos que incidem na ajuda à grade curricular das atividades da escola. Paulo ressaltou os avanços acontecidos na atual administração estadual, por conta dos esforços liderados pelo governador Marcelo Déda, somando-se ao fato da parceria entre os governos municipal, estadual e federal – ingredientes necessários para se trabalhar na agricultura.
O secretário falou ainda da existência de R$ 58 milhões disponíveis para a Agricultura familiar – por determinação do presidente Lula – podendo esse volume de recurso ser ampliado de acordo com as demandas do meio rural. Ele destacou também o apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) nas mudanças ocorridas com agricultores do sertão, incluindo o estímulo à produção de sementes de milho – fato que mudou conceitos e valores na região. “Deputado, parabéns pela iniciativa e sempre lembre da agricultura, incluindo a capacitação no campo, para que o meio rural desperte para a necessidade de melhorar a gestão administrativa”, concluiu Paulo Viana.
Agradecimentos
Frei Enoque apelou pela intensificação de meios para a formação e gerenciamento na região, enfatizando que não bastam haver prédios se eles não funcionam. O prefeito citou a participação da Escola pelo maior número de alunos do município, e que o trator servirá para tornar as 60 tarefas de terra agregadas à escola. Assim, experimentos podem ser realizados na região, incentivando culturas sertanejas, a exemplo do Umbu. ”Batemos palma pelo suco que chegou de laranja, mas qual o projeto para o nosso Umbu? Por que a Barra da Onça vem dando certo? É que existe organização e vontade de trabalhar. Deixo meu grito de alerta, de alegria pelo trator e ver um parlamentar preocupado com a agricultura e por uma escola de formação agropecuária”, comentou Frei Enoque.
O deputado Iran Barbosa externou a satisfação em poder conviver com a alegria dos alunos e diretores da Escola, além do contentamento em contar com uma equipe, como a da Seagri – muito ágil e zelosa – conseguindo de forma prática viabilizar rapidamente e com competência esse projeto de aquisição de equipamentos. Iran elogiou a deputada Ana Lúcia, chamando-a de professora e enfatizando a forma que ela trabalha, sempre buscando em Brasília benefícios para marisqueiras, catadeiras e pescadoras, além de defender sempre o desenvolvimento da educação em todos os níveis. O deputado ainda desejou aos alunos sucesso nas atividades de formação técnica.
“Que este instrumento, resultado do investimento de recursos federais que chega aqui através da Seagri ,possa melhorar a vida dos alunos e da escola. Entendam que não foi o deputado Iran Barbosa que doou o veículo, mas o parlamentar que pleiteou o uso de emenda do orçamento da união para direcionar benefícios. O trator chega aqui através de demandas da região, priorizando obviamente o que atende a necessidade real”, salientou o deputado.
O diretor de Educação, José Laudisson Rezende, frisou a importância das políticas públicas ora em execução na região, ressaltando a necessidade de um curso de cooperativismo para estimular a organização dos produtores. “O povo que cresce é o povo que reivindica, e com um governo sensível como o do Estado, o processo se torna viável, pois que vem agindo pelo desenvolvimento da região”, afirmou o diretor.
Também discursaram o vice-prefeito Roberto Araujo, que comemorou com os alunos o novo instrumento de trabalho para a escola; e a deputada Ana Lúcia, destacando que o trator cedido pelo Governo é fruto de pedidos através de discussões das bases populares rurais, acrescentando ainda que o açude da escola terá os alevinos – garantidos pelo secretário Paulo Viana – que necessita.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo do Estado cede trator para atividades curriculares de Escola Agrícola – Fotos: Luiz Carlos Lopes Moreira/Seagri