Governo discute medidas de fortalecimento da competitividade do comércio
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) recebeu no final da tarde e início da noite desta segunda, 15, representantes de entidades ligadas ao empresariado sergipano e conversou sobre o andamento dos fóruns técnicos promovidos pela secretaria, bem como a necessidade de iniciar estudos para fortalecimento da competitividade do comércio interno.
Foram discutidos vários assuntos colocados em pauta pelos representantes, liderados pelo Fórum Empresarial de Sergipe, passando por uma avaliação das ações implementadas e também por questões que estão em estudo pelos técnicos da Sefaz. A maioria dos assuntos já possui algum tipo de encaminhamento, enquanto outros serão estudados a partir da fundamentação dos dados a ser entregue pela classe empresarial.
O secretário da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, ponderou sobre cada item da pauta com o ponto de vista da necessidade de amadurecimento da construção de mecanismos de fortalecimento da competitividade do comércio sergipano frente à concorrência com produtos de outros Estados.
Para João Andrade, as ações implantadas pela Sefaz junto com as entidades representativas do comércio estão consolidadas e seguem estruturadas no caminho da modernidade, como é o caso do regime de substituição tributária. “Precisamos discutir em conjunto que mecanismos de protecionismo ao comércio sergipano o Fisco pode implementar com vistas à redução dos efeitos danosos das investidas das empresas de fora do Estado”, disse João Andrade aos participantes da reunião.
Na opinião do secretário, embora ambas as partes tenham propostas que porventura possam ser divergentes, o propósito de aumentar a eficácia das ações de combate à sonegação fiscal e garantir a concorrência leal no Estado é o mesmo e os fóruns técnicos que acontecem na Sefaz representam o perfil democrático do governo. “A intenção não é prejudicar o comércio local, mas o Estado não abre mão de atuar com firmeza e transparência”, completou.
A avaliação que se fez da reunião é que os encaminhamentos feitos nos fóruns técnicos seguem avançando com resultados positivos, com reconhecimento inclusive das próprias entidades empresariais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute medidas de fortalecimento da competitividade do comércio –