Governo discute e difunde estratégias de acessibilidade para deficientes audiovisuais
Representantes das secretarias de Estado da Inclusão Social (Seides), Saúde (SES), dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD), estiveram reunidos nesta terça-feira, 28, na Secretaria de Estado da Educação (Seed) para o repasse de instruções destinadas a acessibilidade de pessoas com deficiências audiovisuais.
O objetivo é conhecer os conceitos de inclusão social para garantir os direitos das pessoas com deficiência, construindo ferramentas para que cada um pratique essas inserções dentro de sua realidade.
Na ocasião, foram expostos pela Fisioterapeuta e Professora de Libras, Patrícia Pordeus, quesitos da legislação federal que validam os direitos de deficientes auditivos e visuais.
“A legislação do nosso país é muito bem arquitetada, mas esses conceitos precisam ser colocados em prática”, declarou. “Primeiro é preciso divulgar muito os direitos que a pessoa com deficiência tem para que, depois, possamos nos policiar quanto ao cumprimento dessas ações”, complementou Patrícia.
O foco dos temas abordados foi apresentado mediante as leis de acessibilidade à comunicação, como subtítulos (legenda oculta), audiodescrição e língua de sinais (janela de libras), direitos à comunicação audiovisual que precisam ser desenvolvidos pelos veículos.
A representante do (CEDPCD), Cristina Coelho, alertou para o comprometimento que a sociedade deve ter perante as pessoas com deficiência. “Muitas vezes temos um olhar muito restrito no que se refere aos direitos de pessoas com deficiência, achamos que oferecer só uma rampa para essas pessoas é o bastante, mas é preciso fazer muito mais. E essa ocasião nos permite ter uma visão mais ampla do que realmente precisamos proporcionar na vida desses deficientes.”
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute e difunde estratégias de acessibilidade para deficientes audiovisuais – Fotos: Ascom/Seides