Governo discute com a Vale ampliação do porto
Por determinação do governador Marcelo Déda, o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, tem mantido contatos com a Companhia Vale do Rio Doce para discutir a ampliação do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, na Barra dos Coqueiros. Na quarta-feira, 8, o secretário reuniu-se em seu gabinete com o gerente-geral de Portos da Vale, Marcelo Figueiredo, que estava acompanhado de Ernane Dórea, gerente do terminal portuário.
Durante o encontro, o secretário evidenciou a necessidade de ampliação do porto, cuja capacidade de carga atingiu o limite máximo, estando impossibilitado de atender novas demandas da indústria sergipana. "Estamos sendo procurados por industriais que precisam exportar, e em alguns casos importar, mas nosso porto não consegue atender, sem falar nos novos empreendimentos industriais que estamos atraindo para Sergipe e que também irão precisar do porto", afirmou o secretário.
Os técnicos da Vale assumiram o compromisso de iniciar estudos visando identificar soluções de contorno para atender as demandas que já estão postas e, logo em seguida, partir para o projeto de engenharia de ampliação do terminal portuário.
Ficou combinada uma nova reunião nas próximas semanas, com a participação do diretor de logística da empresa, para apresentação dos primeiros resultados dos estudos. "A empresa tem grande interesse em atender as demandas da indústria sergipana e contribuir para o desenvolvimento de Sergipe", assegurou Marcelo Figueiredo.
"Vamos incluir na pauta de entendimentos com a Vale o projeto de construção do ramal ferroviário para interligar a Ferrovia Centro Atlântica, cuja concessão é da mesma empresa, com o Porto de Sergipe, facilitando principalmente o escoamento da produção do nosso pólo cimenteiro", finalizou Jorge Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute com a Vale ampliação do porto – Foto: Jairo Andrade/Sedetec