Governo discute centralização das compras do Estado
Gestores de diversos órgãos públicos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a centralização das compras e contratos públicos no Governo de Sergipe. O tema foi explorado nesta terça-feira, 22, pela Secretaria da Administração (Sead) no "1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública". O responsável pela exposição foi o superintendente geral de compras da Sead, Márcio Zylberman. O seminário, que teve início nesta segunda-feira, 21, prossegue até a próxima sexta-feira, 25, no auditório do Banese da avenida Augusto Maynard.
No primeiro momento da palestra, intitulada ‘Centralização das compras e contratações – A prática em Sergipe’, Márcio Zylberman apresentou a legislação que regulamenta as compras públicas nos âmbitos estadual e federal, a exemplo do Decreto Estadual nº 24.481/07, que determina que a aquisição de bens comuns pelo Estado deve ser, obrigatoriamente, efetuada pela modalidade pregão. "Isso demonstra o compromisso do governador com a transparência e agilidade nas compras públicas", ressaltou o palestrante.
Em seguida, foram abordadas as práticas executadas pela Superintendência Geral Centralizada de Compras da Secretaria da Administração. A centralização dos contratos, as atas de registro de preço e os projetos da Sead para maior eficiência nas compras públicas foram alguns dos temas tratados. O superintendente de compras destacou a importância do processo licitatório como uma ferramenta estratégica para a administração estadual. "O objetivo da licitação é selecionar a proposta mais vantajosa para o Estado", afirmou Zylberman.
O secretário da Administração, Jorge Alberto, destacou a importância do evento e destacou o empenho do governo em modernizar a administração pública. "Gestão pública está na ordem do dia. O Governo Marcelo Déda tem dado todo o apoio e incentivo no sentido de viabilizar a execução de uma gestão responsável", afirmou o secretário.
Evento
O seminário é organizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), pelas Secretarias da Administração (Sead), Comunicação Social (Secom), Planejamento (Seplan) e Fazenda (Sefaz), com apoio do Banese.
Também estiveram presentes ao segundo dia do seminário, o Controlador do Estado, Adinelson Alves, o secretário-adjunto da Administração, José Leite, o presidente do Ipesaúde, Vinicius Barbosa, e representantes da Procuradoria Geral do Estado e das Secretarias de Comunicação, Fazenda e Planejamento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute centralização das compras do Estado – Foto: Ascom / Sead