[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No próximo mês, o Governo de Sergipe entrega à população dois grandes hospitais: um Pediátrico, na capital, e outro Regional, em Estância. As duas unidades estão praticamente prontas. A primeira está na fase de pintura e instalação do mobiliário. A segunda já está recebendo todo parque tecnológico e os equipamentos hospitalares necessários.

Em visita realizada às unidades na tarde da última terça-feira, 20, o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, disse estar satisfeito com a finalização das obras e otimista com as iminentes inaugurações dos hospitais, previstas para o início do mês de outubro.

“Estive aqui no Hospital Pediátrico há 15 dias e constatei que neste intervalo de tempo, a obra já avançou bastante. A nossa expectativa é que a empresa possa nos entregá-lo dentro do prazo, que é de mais 15 dias”, disse Emanuel .

De acordo com ele, neste intervalo de tempo, a FHS, entidade responsável pela gestão de ambas as unidades, vai transferir os serviços pediátricos do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que até então vêm funcionando no prédio adaptado da antiga Maternidade Hildete Falcão Baptista, para o novo Hospital Pediátrico, em anexo ao Huse.

Quando inaugurada a primeira fase da obra, o Hospital Pediátrico passará a contar de imediato com 22 leitos a mais que a antiga estrutura. “Atualmente, estão em funcionamento 80 leitos na Hildete. Nesta primeira fase de entrega do prédio, passaremos a contar com 102, sendo metade para o pronto-socorro e a outra metade para as enfermarias”, explicou o diretor operacional da FHS, Edvaldo Santos.

Ainda de acordo com ele, a segunda fase da obra passará ao pavimento superior, onde hoje funciona a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huse. “Como estamos concluindo as obras de construção da nova UTI adulto do Huse em cima do pronto-socorro, este pavimento será aproveitado para instalação de novas enfermarias pediátricas. Com isso, esperamos acrescentar mais 60 leitos de enfermaria para crianças”, complementou Edvaldo Santos.

Hospital Regional de Estância

Em Estância, integraram-se à comitiva, o secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Jorge Viana, e o superintendente do Hospital de Estância, Marco Antônio Gomes. Os gestores acompanharam de perto a instalação e os testes de funcionamento de maquinários e equipamentos eletrônicos na unidade, que deve estar pronta nos próximos dez dias. A próxima etapa de finalização consiste na instalação de todo mobiliário.

De acordo com o coordenador da gerência de equipamentos da FHS, Luis Humberto, para equipar todo o Hospital, o Governo de Sergipe investiu aproximadamente R$ 4,5 milhões. Ao todo, a unidade disponibiliza 22 leitos monitorados para pacientes críticos, sendo que 12 deles integram a segunda Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a ser instalada num hospital do inteiror. A primeira foi em Lagarto e também conta com 12 leitos.

 “Vamos dispor neste hospital de todo padrão de logística encontrado no Hospital Regional de Lagarto, a exemplo dos equipamentos como respiradores mecânicos, aparelhos de Raio X móveis, carrinhos de anestesias, entre outros”, disse Luis Humberto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.